Normas e Regulamento

1. Horário das aulas
Matutino - 07:15h às 10:30h
Primeiro tempo: 07:15h, com tolerância até 07:30h; com autorização até 07:45h; após este horário, entrada somente no segundo tempo, às 08:00h.
 
Vespertino - 14:30h às 17:45h
Primeiro tempo: 14:30h, com tolerância até 14:45h; com autorização até 15:00h; após este horário, entrada somente no segundo tempo, às 15:15h.
 
Noturno - 19:00h às 22:15h
Primeiro tempo: 19:00h, com tolerância até 19:15h; com autorização até as 19:30h; após este horário, entrada somente no segundo tempo, às 19:45h.
 
2. Horário da Reprografia
O serviço de reprografia é tercerizado e o horário de atendimento às solicitações de cópia é das 07:00h às 12:00h e das 13:00h às 21:30h.
 
3. Transferência entre Turmas
Só será permitida mediante a autorização da Coordenação Pedagógica para que não haja perdas de disciplinas e desde que haja vaga na turma solicitada. Para troca, é necessário o requerimento, que deverá ser preenchido na Coordenação e pago no caixa, e, em anexo, deverá constar documento comprobatório da necessidade de mudança (declaração de trabalho).
 
4. Trancamento da Matrícula
Os alunos que decidirem trancar sua matrícula deverão comunicar à escola através do requerimento e carta anexa explicativa dos motivos em duas vias, com 30 dias de antecedência. O trancamento implica no cancelamento do Contrato e consequente pagamento de matrícula por ocasião do retorno à Escola, ressaltando que o valor de mensalidade aplicado por ocasião do retorno será correspondente ao aplicado à turma que o aluno irá frequentar. A não comunicação implicará no pagamento da mensalidade do mês a vencer.
 
5. Média e Frequência para Aprovação
Para a aprovação nas disciplinas, o aluno deverá alcançar a média 7.0 (sete) e frequência mínima de 75% no curso. As avaliações serão realizadas através de provas, trabalhos em grupo e individual.
 
6. Apresentação de Atestado Médico
O aluno faltoso deverá apresentar atestado médico no período de 48 horas após sua ausência à Coordenação Pedagógica. A não apresentação do referido documento implicará em faltas não justificadas e consequentemente reprovação por falta. Caberá ao aluno verificar junto ao professor o conteúdo trabalhando a fim de minimizar o prejuízo acarretado pela ausência. Lembramos que o atestado justifica a falta e não a abona.
 
7. Reprovação
O aluno reprovado por nota ou por falta deverá cursar a disciplina ou estágio pendente posteriormente de acordo com a disponibilidade do cronograma da escola. O valor deverá ser pago antecipadamente e será calculado em função da carga horária da disciplina ou estágio perdido, conforme o valor da hora-aula de cada curso.
 
8. Proibições em Sala de Aula e nas Dependências da Escola
Não é permitido fumar, comer, beber, atender telefone celular, bem como deixá-lo ligado em sala de aula, e comercializar produtos de qualquer natureza.
 
9. Uniforme
O uniforme é obrigatório e é formado por calça jeans azul ou saia na altura do joelho e blusa com identificação da escola. A blusa ou jaleco deverão ser comprados na escola, sendo proibido reproduções e/ou modificações na sua estrutura. As grávidas poderão usar vestido azul marinho na altura do joelho ou calça azul marinho no tecido Oxford acompanhada do jaleco da Instituição.
 
10. Material ou Pertences Esquecidos
A escola não se responsabiliza por materiais e/ou pertences deixados em sala de aula ou nas demais dependências do prédio.
 
11. Apostilas e Textos
A aquisição das apostilas e/ou textos de apoio deverá ser feita na reprografia, conforme solicitação do docente, sendo o custo de responsabilidade do aluno.
 
12. Pagamento da Mensalidade
Os alunos deverão efetuar o pagamento da mensalidade até o dia 05 (cinco) de cada mês, através de Boleto Bancário entregue anteriormente a fim de evitarem cobranças e a inclusão de seu nome no SPC - Serviço de Proteção ao Crédito. Com 3 (três) mensalidades não pagas, o Contrato de Prestação de Serviço será rescindido. 
 
13. Valor da Mensalidade
Será concedido desconto especial (exceto para aluno bolsista) para as mensalidades pagas até o dia 05 de cada mês. Após a data do vencimento, será cobrado o valor normal da mensalidade e também sofrerá acréscimo de 2% (dois por cento) mais juros moratórios ao dia no valor de 0,1%, conforme a lei 4594 do sistema financeiro nacional.
 
14. Estágios Supervisionados
Os estágios serão realizados em Instituições Públicas ou Empresas privadas, em regime de plantões diurnos nos turnos matutino e vespertino. No caso específico para o Curso Técnico em Enfermagem, o mesmo poderá ser realizado também nos finais de semana e em plantões noturnos. Os horários serão comunicados pela coordenação de Estágio. As disciplinas teóricas são pré-requisitos para os estágios que as sucedem.
 
15. Uniforme para Estágios
No estágio, é obrigatório o uso do crachá e do uniforme adequado conforme o curso, sendo que, para os cursos de Enfermagem, Análises Clínicas, Radiologia, ASB, Nutrição e especialização em Enfermagem do Trabalho, o uniforme é calça comprida ou saia abaixo do joelho na cor branca, blusa branca sem decote e/ou alça, jaleco branco da Instituição e sapato branco fechado. Para os cursos de Gestão e Edificações, o uniforme será de acordo com a orientação do Estágio.
 
16. Material de Uso Pessoal para Aulas Prática e Estágios
Os alunos deverão adquirir seu material pessoal para uso nas aulas práticas e estágios de acordo com a lista entregue pela coordenação e/ou professor. Para o curso de auxiliar em saúde bucal, deve ser paga a taxa de R$ 60,00 (parcela única) no primeiro dia de aula referente a compras de materiais para aulas práticas. Para o curso de enfermagem, os alunos deverão providenciar o material coletivo a ser entregue no hospital onde o estágio será realizado.
 
17. Prova de Segunda Chamada
O aluno que não realizar a prova na data prevista deverá apresentar à Coordenação Pedagógica, até 48 horas úteis, atestado médico ou declaração de trabalho que justifique sua ausência.
 
18. Biblioteca
O aluno poderá utilizar os livros da Biblioteca apenas para consulta local, não sendo permitido empréstimo dos mesmos. Só será permitida a entrada de alunos na biblioteca devidamente uniformizados, inclusive fora do horário de aula.
 
19. Conservação do Prédio
Os alunos deverão zelar pela conservação, manutenção e higiene de todas as dependências da escola como também dos materiais e equipamentos e da área externa. Caso contrário, os danos causados aos mesmos serão repassados ao aluno ou à turma.
 
20. Cronograma
É informado aos alunos, e poderá sofrer alterações de datas ou sequência das disciplinas ou estágios no decorrer do período, sem modificar a data de término do curso.
 
21. Disciplinas e Estágios Pendentes
Os alunos que, por algum motivo, não cursarem alguma das disciplinas ou estágios oferecidos na grade curricular ou forem reprovados, deverão cursá-los posteriormente desde que façam a solicitação via requerimento e paguem anteriormente o valor da hora/aula correspondente à disciplina ou ao estágio com a disponibilidade de vaga na turma solicitada. 
 
22. Circular
A escola manterá seus alunos informados no decorrer do curso através de circular emitida mensalmente.
 
23. Trabalho Voluntário
É proibido ao aluno ser voluntário em Instituições de Saúde no período em que estiver cursando o Curso Técnico. Após a formatura, incentivamos o voluntariado na contribuição com os serviços essenciais de nossa sociedade.
 
24. Local onde as Aulas Serão Ministradas
O CEL se reserva ao direito de encaminhar seus alunos para assistirem aulas teóricas ou práticas em qualquer uma de suas sedes conveniadas, conforme a necessidade. 
 
25. Penalidades
O aluno que não cumprir as Normas e/ou Regimento Escolar poderá ser advertido verbalmente, por escrito, ou ter seu contrato rescindido pela escola de acordo com a gravidade da ocorrência.
 
Código de Ética
 
Capítulo I
Dos Princípios e Deveres Éticos do Aluno

 
Art. 1 Os princípios éticos contidos nesse código dizem respeito ao relacionamento do aluno com seus semelhantes, com os professores, os colaboradores, a direção da Instituição e a sociedade em geral.
 
Art. 2º Os direitos e deveres descritos nesse código são recíprocos e sempre que exigido do aluno um dever fica entendido que ele tem o direito de exigir dos demais que o tratem da mesma maneira.
 
Art. 3º Ao aluno é garantido o direito fundamental estabelecido na Constituição Federal, em especial em seu Art. 5º, no entanto responderá ele pelos conceitos e opiniões que emitir e com os atos que praticar em uso desse direito.
 
Art. 4º O aluno não deve agir ou se associar a empreendimento ou atividade que não se coadune com os princípios éticos contidos neste código, mesmo que exercidos fora da Instituição.
 
Art. 5º É vedado ao aluno qualquer tipo de tratamento desrespeitoso, descortês, indigno ou discriminatório para com seu semelhante ou qualquer pessoa, sem distinção de nível hierárquico, cargo ou função ou, ainda, decorrente de discriminação de ordem social, cultural, econômica, de raça, cor, sexo, idade ou religião;
 
Art. 6º O aluno deve cumprir os deveres que lhe cabem, decorrentes da lei ou das normas regimentais da Instituição, com inteira boa fé, à luz da dignidade das pessoas de bem.
 
Art. 7º É dever do aluno comparecer pontualmente às aulas e demais trabalhos escolares respondendo as chamadas.
 
Parágrafo único. O aluno deve estar ciente de que o professor não pode abonar faltas, evitando constrangê-lo com pedidos desta Natureza.
 
Art. 8º É direito do aluno ter anotado o seu comparecimento, não podendo o professor adotar a atribuição de falta como tipo de sanção; a falta só pode ser atribuída ao aluno ausente no momento da chamada.
 
Art. 9º É dever do aluno acompanhar e administrar suas notas, faltas e regime de aprovação no último dia de aula, ficando sob a responsabilidade da Instituição a divulgação da metodologia de avaliação, dos resultados das avaliações e do regime de aprovação.
 
Art. 10º O aluno suspenso ou expulso não poderá freqüentar a sala de aula, laboratórios e clínicas, mesmo como ouvinte.
 
Art. 11 O aluno deve realizar todos os seus exercícios escolares sem utilizar meios inidôneos em benefício próprio ou alheio.
 
Parágrafo único. O professor deve recolher os trabalhos ou exercícios escolares dos alunos que estiverem “colando ou filando” atribuindo-lhes obrigatoriamente a nota 0 (zero).
 
Art. 12 Alunos dos Cursos das áreas de Ciências Biológicas e Saúde devem apresentar-se nos laboratórios de jaleco branco de manga longa com a logomarca da instituição (bata), sapatos fechados e, quando necessário, óculos de proteção, gorros, luvas e máscaras, em conformidade com as demais normas de biossegurança anexadas nos laboratórios de saúde.
 
Art. 13 Não serão permitidos a utilização nas instalações da Instituição de trajes inadequados como shorts, bermudas, camisetas, bonés, bandanas, mini-saias, mini-blusas, chinelos, trajes de banho, roupas transparentes e outros trajes impróprios a uma instituição de ensino.
 
 
Capítulo II
Das Sanções

 
Art. 14 Serão aplicadas aos alunos que violarem os deveres previstos neste código as seguintes sanções:
I - Atribuição de nota 0 (zero);
II - Repreensão verbal e escrita;
III - Suspensão;
IV - Expulsão.
 
 
Capítulo III
Da Atribuição de Nota 0 (zero)

 
Art. 15 A nota zero será aplicada ao aluno que:
 
I - Tenha faltado atividade acadêmica na qual não cabe o direito à segunda chamada;
 
II - Tenha deixado a prova em branco;
 
III - Tenha comparecido à sala de aula em horário estipulado para a realização da prova, tenha tido acesso à avaliação e desista de realizá-la.
 
IV - Tenha “colado ou filado” ou facilitado para que outro aluno o tenha feito;
 
V - Tenha perdido prazo para entrega de trabalho extra-classe, em grupo ou individualmente;
 
VI - Tenha realizado plágio em qualquer trabalho solicitado e especialmente em seu Relatório de conclusão de curso.
 
VII - Tenha perdido o prazo para entrega de atividades acadêmicas; relatório, entre outros.
 
Parágrafo único. O aluno poderá solicitar a abertura de processo disciplinar contra atribuição de nota 0 (zero) desde que tenha sido apresentada em 48 horas a razão de sua defesa.
 
 
Capítulo IV
Da Repreensão Verbal e Escrita

 
Art. 16 Constatando-se a ocorrência de infração às normas deste código, aplicar-se-á ao aluno infrator, na primeira falta, e desde que este código não atribua à conduta faltosa, uma pena diversa, uma repreensão.
 
§1º Nas faltas de menos gravidade, a repreensão poderá ser aplicada verbalmente; mas o aplicador deverá comunicar à Coordenação a sua ocorrência, para fins de anotação no prontuário do aluno;
 
§2º Na aplicação da pena de repreensão, o aplicador deverá dirigir-se ao aluno faltoso com respeito e urbanidade;
 
§3º A critério do aplicador da pena de repreensão, e não havendo prejuízos outras a reparar, o pedido de desculpas do aluno faltoso implicará na não aplicação da pena, aceitando-se as desculpas.
 
 
Capítulo V
Da Suspensão
 

Art. 17 A suspensão ocorrerá nos seguintes casos:
 
I - Quando o aluno reincidir em falta para qual é prevista a pena de repreensão e esta houver sido efetivamente aplicada e anotada no prontuário do aluno;
 
II - Quando o aluno, por ação ou omissão, causar dano ao patrimônio da Instituição, caso em que, além da sanção de suspensão, ficará obrigado a efetuar a correspondente indenização civil;
 
III - Quando aluno cometer crime ou ofensa grave contra a honra e a boa fama de seus semelhantes;
 
IV - Quando o aluno, sem permissão dos funcionários responsáveis, retirar qualquer objeto ou documento, que não lhe pertença, do recinto da Instituição;
 
V - Quando o aluno, no recinto da Instituição, praticar qualquer ato à moral ou aos bons costumes;
 
§1º A suspensão variará de 3 a 15 dias, por decisão do Conselho Superior da Instituição CONSUP, dependendo da gravidade da infração;
 
§2º A suspensão implicará na consignação de falta ao aluno, pelo período que a suspensão durar. A perda de conteúdos e de atividades pedagógicas é de inteira responsabilidade do aluno suspenso.
 
 
Capítulo VI
Da Expulsão

 
Art. 18 Será aplicada pena de expulsão nas seguintes hipóteses:
 
I - Quando houver reincidência em falta punível com suspensão;
 
II - Quando houver agressão física ou grave ofensa moral aos semelhantes.
 
III - Quando houver adulteração ou utilização de documentos falsos por parte do aluno;
 
IV - Quando o aluno apresentar-se com sinais visíveis de embriaguez ou de consumo de drogas causadoras de alteração física e psíquica;
 
V - Quando o aluno portar substâncias tóxicas ou ilícitas;
 
VI - Quando o aluno portar arma no recinto da Instituição; mesmo que tenha autorização para porte de arma;
 
VII - Quando o aluno portar qualquer substância tóxica, visando a sua comercialização com os semelhantes, tais como maconha, cocaína, heroína, medicamentos, psicotrópicos, ou qualquer outra substância ilícita.
 
 
Capítulo VII
Da Aplicação da Penalidade

 
Art. 19 Os professores são competentes para aplicar a nota 0 (zero), nas situações previstas no Art. 14 aos seus respectivos alunos.
 
Parágrafo único. Caso o professor se omita, a competência será transferida ao Coordenador Geral.
 
Art. 20 São competências para aplicar a pena de repreensão:
 
I - Os membros do corpo docente que presenciaram a prática do ato de infração;
II - Os coordenadores;
III - O diretor.
 
Art. 21 São competentes para aplicar a pena de suspensão: 
I - O Diretor Geral.
 
Art. 22 A aplicação pena de expulsão e a decisão nos processos de reabilitação serão da alçada do Conselho Superior da Instituição - CONSUP e do Diretor-Geral, que poderá ainda avocar qualquer procedimento administrativo para aplicar as penalidades de repreensão e suspensão, se for o caso.
 
 
Capítulo VIII
Da Instrução e Julgamento

 
Art. 23 O procedimento disciplinar será sigiloso, podendo ter acesso a ele apenas o acusado ou seu advogado, a vítima e, se houver, um representante do Diretor, nomeado por seu Diretor, desde que assumam o compromisso de manter sigilo.
 
Art. 24 As irregularidades que exigirem apuração circunstanciada serão objeto de averiguação pela Comissão Disciplinar respectiva, a qual deverá ouvir o acusado e outros envolvidos, efetuar a oitiva de testemunhas e juntada de documentos, e, afinal elaborar relatório conclusivo quanto à ocorrência ou não de infração.
 
Art. 25 As autoridades competentes, à vista do relatório apresentado pela comissão, decidirão pela aplicação de penalidade, pela absolvição do aluno ou pelo arquivamento do processo por falta de provas.
 
§1º Nos casos de absolvição em acusação que tenha tipo repercussão pública, a Direção da Instituição poderá emitir nota pública por desagravo, para divulgação interna e externa.
 
Art. 26 Em todas as fases do procedimento disciplinar será assegurado ao aluno o direito ao devido processo legal, especialmente os de contraditório e da ampla defesa.
 
Parágrafo único. A defesa será apresentada por escrito, no prazo máximo de cinco dias úteis contados da cientificação do aluno.
 
Art. 27 Se o aluno não apresentar defesa, será considerado revel, tendo-se como verdadeiro os fatos a alagados contra ele.
 
Parágrafo único. Ocorrido à revelia, os atos processuais seguintes serão praticados sem a notificação prévia do aluno revel.
 
Art. 28 Ao aluno processado não será concedida transferência, até decisão definitiva do procedimento disciplinar, inclusive com o cumprimento da pena de suspensão e a indenização de prejuízos materiais.
 
 
Capítulo IX
Do Recurso

 
Art. 29 O aluno punido poderá apresentar recurso, por escrito, dentro de cinco dias após a ciência da decisão pela aplicação da sanção.
 
§1º O recurso deverá ser apresentado:
 
I - À Coordenação Geral, se a penalidade foi aplicada pelo docente, pelos coordenadores ou outro núcleo da Instituição.
 
II - Ao Diretor Geral nos demais casos.
 
§2º Os recursos serão julgados pelo colegiado, que deverá previamente designar relator.
 
Art. 30 Transitado em julgado o procedimento disciplinar, se nele houver notícia de prática de crime, deverá a Direção geral remeter cópia do mesmo ao órgão competente do Ministério Público, como determina a lei processual penal.
 
 
Capítulo X
Da Reabilitação

 
Art. 31 A Instituição, em respeito ao mandamento constitucional que proíbe a aplicação de pena perpétua, poderá, após um ano contado da aplicação da sanção, submeter o aluno penalizado a um processo de reabilitação, desde que o mesmo não haja cometido outra falta ética; caso em que o prazo será contado a partir da aplicação de última pena.
 
Deferida a reabilitação serão retirados do prontuário do aluno quaisquer apontamentos referentes à condenação.
 
 
Capítulo XI
Da Colação de Grau e do Regime de Dependência

 
Art. 32 O aluno dependente, enquanto estiver nesta condição, não poderá:
 
I - Participar de qualquer solenidade de formatura ostentando ou aparentando situação de formando;
 
II - Ter seu nome incluído em convite de formatura;
 
III - Colar grau, mesmo condicionalmente.
 
 

Código de Ética

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Calendário de Disciplinas

Caso você precise cursar uma disciplina em outra turma, veja aqui as disciplinas que serão oferecidas nos próximos dias.

A solicitação deve ser feita dois ou três dias antes do início da disciplina.

CURSO TURMA DISCIPLINA CH INÍCIO TÉRMINO
Administração AD1/17M Gestão de Projetos 40 29/06/2017 12/07/2017
Administração AD3/17N Informática 20 29/06/2017 05/07/2017
Administração AD1/17N Informática 20 11/07/2017 02/08/2017
Administração AD1/17V Legislação Trabalhista, Tributária e Previdenciária 80 29/06/2017 17/08/2017
Administração AD2/17M Legislação Trabalhista, Tributária e Previdenciária 80 29/06/2017 17/08/2017
Administração AD3/17N Legislação Trabalhista, Tributária e Previdenciária 80 06/07/2017 24/08/2017
Administração AD5/16N Matemática Financeira 80 19/06/2017 14/08/2017
Administração AD2/17N Rotinas Trabalhistas, Financeiras e Contábeis. 100 12/06/2017 09/08/2017
Administração AD1/17N Rotinas Trabalhistas, Financeiras e Contábeis. 100 13/06/2017 10/07/2017
Análises Clínicas AC2/17N Fundamentos de Análises Clínicas 80 13/07/2017 31/08/2017
Análises Clínicas AC1/17M Hematologia 140 12/06/2017 28/08/2017
Análises Clínicas AC2/16M Hematologia 140 12/06/2017 28/08/2017
Análises Clínicas AC1/17N Hematologia 140 19/06/2017 31/08/2017
Análises Clínicas AC4/16N Hematologia 140 19/06/2017 31/08/2017
Análises Clínicas AC1/17V Microbiologia 100 12/06/2017 31/07/2017
Análises Clínicas AC2/17V Microbiologia 100 12/06/2017 31/07/2017
Análises Clínicas AC2/16N Módulo Integrador (Pré-requisito para Estágio) 60 23/06/2017 13/07/2017
Análises Clínicas AC2/17N Química e Preparo de Soluções 60 22/06/2017 12/07/2017
Análises Clínicas AC2/17M Química e Preparo de Soluções 60 12/07/2017 22/08/2017
Automação AUT01/16N Controlador Lógico Programável 72 28/06/2017 07/08/2017
Contabilidade C1/17N Análise Financeira Orçamentos 60 23/06/2017 13/07/2017
Contabilidade C4/16N Análise Financeira Orçamentos 60 23/06/2017 13/07/2017
Contabilidade C1/17M Contabilidade 120 19/06/2017 14/08/2017
Contabilidade C1/17N Custo e Patrimônio 84 14/07/2017 28/08/2017
Contabilidade C4/16N Custo e Patrimônio 84 14/07/2017 28/08/2017
Contabilidade C2/17N Direito Público e Privado 60 05/07/2017 09/08/2017
Contabilidade C1/17N Informática 20 16/06/2017 22/06/2017
Contabilidade C4/16N Informática 20 16/06/2017 22/06/2017
Edificações TE3/16N Gerenciamento de Produções 36 03/07/2017 13/07/2017
Edificações TE1/17M Legislação e Normas Técnicas 60 12/07/2017 22/08/2017
Edificações TE1/17N Legislação e Normas Técnicas 60 13/07/2017 23/08/2017
Edificações TE1/17M Normas de Segurança e Saúde no Trabalho 60 21/06/2017 11/07/2017
Edificações TE1/17N Normas de Segurança e Saúde no Trabalho 60 22/06/2017 12/07/2017
Edificações TE3/16N Solos 40 14/07/2017 11/08/2017
Eletrotécnica ELT01/17V Eletricidade 100 03/07/2017 29/08/2017
Eletrotécnica ELT02/17N Eletricidade 100 03/07/2017 29/08/2017
Eletrotécnica ELT02/16N Eletrônica de Potência 40 13/07/2017 10/08/2017
Eletrotécnica ELT01/17V Física Aplicada 32 21/06/2017 30/06/2017
Eletrotécnica ELT02/17N Física Aplicada 32 21/06/2017 30/06/2017
Eletrotécnica ELT02/16M Iluminação e Sinalização 32 27/06/2017 06/07/2017
Eletrotécnica ELT03/16N Instalações Elétricas Prediais 80 20/06/2017 08/08/2017
Eletrotécnica ELT01/17N Projetos Elétricos 80 20/06/2017 31/07/2017
Eletrotécnica ELT02/16M Projetos Elétricos 80 10/07/2017 28/08/2017
Enfermagem 09/17V Anatomia e fisiologia 100 26/06/2017 22/08/2017
Enfermagem 13/17M Anatomia e fisiologia 100 26/06/2017 22/08/2017
Enfermagem 13/17N Anatomia e fisiologia 100 26/06/2017 22/08/2017
Enfermagem 14/17M Anatomia e fisiologia 100 26/06/2017 22/08/2017
Enfermagem 08/16M Assistência de Enfermagem à Criança e ao Adolescente 80 27/06/2017 08/08/2017
Enfermagem 02/16N Assistência de Enfermagem à Criança e ao Adolescente 80 03/07/2017 14/08/2017
Enfermagem 08/16V Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico 60 16/06/2017 06/07/2017
Enfermagem 08/16N Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico 60 21/06/2017 11/07/2017
Enfermagem 09/15V Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico 60 27/06/2017 01/08/2017
Enfermagem 04/16N Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico 60 29/06/2017 03/08/2017
Enfermagem 09/16V Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico 60 04/07/2017 08/08/2017
Enfermagem 10/16V Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico 60 04/07/2017 08/08/2017
Enfermagem 12/16M Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico 60 04/07/2017 08/08/2017
Enfermagem 13/16M Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico 60 04/07/2017 08/08/2017
Enfermagem 15/16N Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico 60 10/07/2017 14/08/2017
Enfermagem 16/16N Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico 60 10/07/2017 14/08/2017
Enfermagem 14/16M Assistência de Enfermagem em Clínica Cirúrgica 80 13/07/2017 24/08/2017
Enfermagem 17/16N Assistência de Enfermagem em Clínica Cirúrgica 80 13/07/2017 24/08/2017
Enfermagem 16/16M Assistência de Enfermagem em Clínica Médica 80 16/06/2017 13/07/2017
Enfermagem 12/16V Assistência de Enfermagem em Clínica Médica 80 06/07/2017 24/08/2017
Enfermagem 13/16V Assistência de Enfermagem em Clínica Médica 80 06/07/2017 24/08/2017
Enfermagem 20/16N Assistência de Enfermagem em Clínica Médica 80 13/07/2017 31/08/2017
Enfermagem 21/16N Assistência de Enfermagem em Clínica Médica 80 13/07/2017 31/08/2017
Enfermagem 18/16N Assistência de Enfermagem em Saúde Pública 80 22/06/2017 03/08/2017
Enfermagem 15/16M Assistência de Enfermagem em Saúde Pública 80 26/06/2017 07/08/2017
Enfermagem 11/16V Assistência de Enfermagem em Saúde Pública 80 04/07/2017 15/08/2017
Enfermagem 12/16N Enfermagem em Neuropsiquiatria 60 21/06/2017 11/07/2017
Enfermagem 05/16V Enfermagem em Neuropsiquiatria 60 26/06/2017 14/07/2017
Enfermagem 13/16N Enfermagem em Neuropsiquiatria 60 29/06/2017 03/08/2017
Enfermagem 14/16N Enfermagem em Neuropsiquiatria 60 29/06/2017 03/08/2017
Enfermagem 11/16M Enfermagem em Neuropsiquiatria 60 03/07/2017 07/08/2017
Enfermagem 11/16N Enfermagem em Neuropsiquiatria 60 03/07/2017 07/08/2017
Enfermagem 01/16M Enfermagem em Neuropsiquiatria 60 10/07/2017 14/08/2017
Enfermagem 05/16N Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal 80 14/06/2017 12/07/2017
Enfermagem 06/16N Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal 80 14/06/2017 12/07/2017
Enfermagem 17/15N Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal 80 07/07/2017 18/08/2017
Enfermagem 09/16N Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal 80 10/07/2017 21/08/2017
Enfermagem 10/16N Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal 80 10/07/2017 21/08/2017
Enfermagem 03/16N Enfermagem Obstétrica e Neonatológica 60 29/06/2017 03/08/2017
Enfermagem 01/16V Enfermagem Obstétrica e Neonatológica 60 03/07/2017 07/08/2017
Enfermagem 03/16M Enfermagem Obstétrica e Neonatológica 60 03/07/2017 07/08/2017
Enfermagem 02/16M Enfermagem Obstétrica e Neonatológica 60 06/07/2017 10/08/2017
Enfermagem 04/16M Enfermagem Obstétrica e Neonatológica 60 06/07/2017 10/08/2017
Enfermagem 05/16M Enfermagem Obstétrica e Neonatológica 60 14/07/2017 18/08/2017
Enfermagem 06/16M Enfermagem Obstétrica e Neonatológica 60 14/07/2017 18/08/2017
Enfermagem 07/17V Farmacologia 60 16/06/2017 06/07/2017
Enfermagem 10/17N Farmacologia 60 16/06/2017 06/07/2017
Enfermagem 09/17M Farmacologia 60 19/06/2017 07/07/2017
Enfermagem 10/17M Farmacologia 60 19/06/2017 07/07/2017
Enfermagem 11/17M Farmacologia 60 19/06/2017 07/07/2017
Enfermagem 06/17V Farmacologia 60 21/06/2017 11/07/2017
Enfermagem 11/17N Farmacologia 60 12/07/2017 22/08/2017
Enfermagem 12/17N Farmacologia 60 12/07/2017 22/08/2017
Enfermagem 02/17N Fundamentos da Enfermagem 100 25/06/2017 22/08/2017
Enfermagem 03/17N Fundamentos da Enfermagem 100 25/06/2017 22/08/2017
Enfermagem 04/17N Fundamentos da Enfermagem 100 25/06/2017 22/08/2017
Enfermagem 05/17N Fundamentos da Enfermagem 100 25/06/2017 22/08/2017
Enfermagem 02/17M Fundamentos da Enfermagem 100 05/07/2017 31/08/2017
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Enfermagem 03/17M Fundamentos da Enfermagem 100 05/07/2017 31/08/2017
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Enfermagem 03/17V Informática 20 12/06/2017 20/06/2017
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Enfermagem 02/17N Noções de Gestão em Enfermagem 32 12/06/2017 21/06/2017
Enfermagem 03/17N Noções de Gestão em Enfermagem 32 12/06/2017 21/06/2017
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Enfermagem 06/17N Noções de Gestão em Enfermagem 32 26/06/2017 05/07/2017
Enfermagem 07/17N Noções de Gestão em Enfermagem 32 26/06/2017 05/07/2017
Enfermagem 09/17N Noções de Gestão em Enfermagem 32 26/06/2017 05/07/2017
Enfermagem 05/17M Noções de Gestão em Enfermagem 32 27/06/2017 06/07/2017
Enfermagem 06/17M Noções de Gestão em Enfermagem 32 27/06/2017 06/07/2017
Enfermagem 04/17V Noções de Gestão em Enfermagem 32 04/07/2017 13/07/2017
Enfermagem 05/17V Noções de Gestão em Enfermagem 32 04/07/2017 13/07/2017
Enfermagem 07/17M Noções de Gestão em Enfermagem 32 04/07/2017 13/07/2017
Enfermagem 02/17M Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 12/06/2017 20/06/2017
Enfermagem 02/17V Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 12/06/2017 20/06/2017
Enfermagem 03/17M Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 12/06/2017 20/06/2017
Enfermagem 06/17N Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 19/06/2017 23/06/2017
Enfermagem 07/17N Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 19/06/2017 23/06/2017
Enfermagem 08/17N Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 19/06/2017 23/06/2017
Enfermagem 09/17N Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 19/06/2017 23/06/2017
Enfermagem 05/17M Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 20/06/2017 26/06/2017
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Enfermagem 04/17V Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 27/06/2017 03/07/2017
Enfermagem 05/17V Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 27/06/2017 03/07/2017
Enfermagem 07/17M Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 27/06/2017 03/07/2017
Enfermagem 08/17M Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 27/06/2017 03/07/2017
Enfermagem 06/17V Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 07/07/2017 13/07/2017
Enfermagem 07/17V Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 07/07/2017 13/07/2017
Enfermagem 09/17M Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 07/07/2017 13/07/2017
Enfermagem 10/17M Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 07/07/2017 13/07/2017
Enfermagem 10/17N Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 07/07/2017 13/07/2017
Enfermagem 11/17M Processo Saúde-Doenças e seus Condicionantes 20 10/07/2017 14/07/2017
Enfermagem 03/16N Projeto de Estágio em Neuropsiquiatria 80 22/06/2017 28/06/2017
Enfermagem 10/16M Projeto de Estágio em Neuropsiquiatria 80 26/06/2017 30/06/2017
Enfermagem 06/16V Projeto de Estágio em Neuropsiquiatria 80 03/07/2017 07/07/2017
Enfermagem 07/16V Projeto de Estágio em Neuropsiquiatria 80 03/07/2017 07/07/2017
Enfermagem 12/16N Projeto de Estágio em Neuropsiquiatria 80 12/07/2017 02/08/2017
Enfermagem 11/17N Suporte Básico a Vida 40 28/06/2017 11/07/2017
Enfermagem 12/17N Suporte Básico a Vida 40 28/06/2017 11/07/2017
Enfermagem 08/17V Suporte Básico a Vida 40 05/07/2017 02/08/2017
Enfermagem 12/17M Suporte Básico a Vida 40 05/07/2017 02/08/2017
Enfermagem do Trabalho T1/17V Ciências Sociais e Psicologia do Trabalho 20 10/07/2017 14/07/2017
Enfermagem do Trabalho T1/17V Informática 20 03/07/2017 07/07/2017
Enfermagem do Trabalho T1/17V Organizaçao de Serviço de Saúde do Trabalhador e Ética Profissional 24 23/06/2017 30/06/2017
Enfermagem do Trabalho T1/17V Toxicologia do Trabalho e Doenças Ocupacionais 28 13/06/2017 22/06/2017
Estética EST1/17V Evolução e Envelhecimento Humano 100 14/06/2017 14/08/2017
Estética EST2/17M Evolução e Envelhecimento Humano 100 14/06/2017 14/08/2017
Estética EST2/17V Evolução e Envelhecimento Humano 100 14/06/2017 14/08/2017
Estética EST1/17M Informática 20 14/06/2017 21/06/2017
Estética EST2/17N Informática 20 14/06/2017 21/06/2017
Estética EST1/17N Massagem Modeladoras e Drenagem Linfática Manual 160 22/06/2017 31/08/2017
Estética EST3/16N Massagem Modeladoras e Drenagem Linfática Manual 160 22/06/2017 31/08/2017
Estética EST3/16M Microbiologia e Parasitologia 80 19/06/2017 14/07/2017
Estética EST2/16M Módulo Integrador (Pré-requisito para Estágio) 60 19/06/2017 07/07/2017
Estética EST1/17M Noções de Cosmetologia 80 22/06/2017 03/08/2017
Estética EST2/17N Noções de Cosmetologia 80 22/06/2017 03/08/2017
Logística L1/17N Estocagem 60 12/07/2017 21/08/2017
Logística L1/17N Gerenciamento e Economia de Sistemas Logísticos 80 13/06/2017 11/07/2017
Logística L4/16N Gerenciamento e Economia de Sistemas Logísticos 80 13/06/2017 11/07/2017
Logística L1/17M Gestao de Pessoas 80 12/07/2017 30/08/2017
Logística L1/17M Informática 20 05/07/2017 11/07/2017
Logística L4/16N Módulo Integrador 32 12/07/2017 07/08/2017
Logística L2/17N Transportes 80 28/06/2017 09/08/2017
Mecânica MEC02/16N Componentes de Máquinas/ Máquinas térmicasII 32 21/06/2017 30/06/2017
Mecânica MEC01/17M Desenho Mecânico I 40 28/06/2017 11/07/2017
Mecânica MEC01/17N Desenho Mecânico I 40 28/06/2017 11/07/2017
Mecânica MEC01/17M Desenho Técnico/ Básico 40 12/07/2017 14/08/2017
Mecânica MEC01/17N Desenho Técnico/ Básico 40 12/07/2017 14/08/2017
Mecânica MEC01/16N Módulo Integrador 40 04/07/2017 17/07/2017
Mecânica MEC01/16N Projetos Mecânicos/ Manutenção Preventiva 40 20/06/2017 03/07/2017
Mecânica MEC02/16N Tubulação industrial 40 03/07/2017 14/07/2017
Nutrição N1/17N Bromatologia 60 07/07/2017 10/08/2017
Nutrição N1/17N Informática 20 30/06/2017 06/07/2017
Nutrição N2/16M Nutrição Materno Infantil e Clínica Hospitalar 52 05/07/2017 07/08/2017
Nutrição N1/17M Nutrição Normal e Dietética 100 26/06/2017 22/08/2017
Nutrição N3/16M Nutrição Normal e Dietética 100 26/06/2017 22/08/2017
Nutrição N1/17V Segurança Alimentar 120 27/06/2017 31/08/2017
Nutrição N2/17N Segurança Alimentar 120 27/06/2017 31/08/2017
Nutrição N3/16N Segurança Alimentar 120 29/06/2017 24/08/2017
Nutrição N1/17V Suporte Básico de Saúde 40 12/06/2017 26/06/2017
Nutrição N2/17N Suporte Básico de Saúde 40 12/06/2017 26/06/2017
Nutrição N3/16N Suporte Básico de Saúde 40 14/06/2017 28/06/2017
Qualidade Q1/17M Contabilidade 80 03/07/2017 14/08/2017
Qualidade Q1/17M Ética e Comportamento no Trabalho 32 13/06/2017 23/06/2017
Qualidade Q1/17M Mapeamento de Competências e Habilidades 20 26/06/2017 30/06/2017
Qualidade Q3/16N Módulo Integrador 32 12/07/2017 07/08/2017
Qualidade Q1/17N Normalização e Legislação da Qualidade 100 26/06/2017 14/08/2017
Radiologia R3/17M Física das Radiações 28 05/07/2017 13/07/2017
Radiologia R2/17N Física das Radiações 28 11/07/2017 03/08/2017
Radiologia R3/16V Geração e Aplicação de Raio X 32 14/06/2017 26/06/2017
Radiologia R2/17N Geração e Aplicação de Raio X 32 20/06/2017 29/06/2017
Radiologia R3/17M Imagem para Diagnóstico Médico 32 16/06/2017 27/06/2017
Radiologia R3/16V Imagem para Diagnóstico Médico 32 27/06/2017 06/07/2017
Radiologia R2/17N Imagem para Diagnóstico Médico 32 30/06/2017 11/07/2017
Radiologia R3/17M Informática 20 28/06/2017 04/07/2017
Radiologia R4/16N Informática 20 12/07/2017 02/08/2017
Radiologia R4/17M Introdução aos Procedimentos Radiológicos 40 13/07/2017 15/08/2017
Radiologia R2/16V Módulo Integrador (Pré-requisito para Estágio) 60 14/06/2017 05/07/2017
Radiologia R3/16M Módulo Integrador (Pré-requisito para Estágio) 60 07/07/2017 11/08/2017
Radiologia R3/16N Módulo Integrador (Pré-requisito para Estágio) 60 12/07/2017 16/08/2017
Radiologia R1/17N Procedimentos Radiológicos de Crânio e Face 76 20/06/2017 07/08/2017
Radiologia R5/16N Procedimentos Radiológicos de Crânio e Face 76 20/06/2017 07/08/2017
Radiologia R1/17V Procedimentos Radiológicos de Membros Inferiores 76 20/06/2017 14/07/2017
Radiologia R2/17V Procedimentos Radiológicos de Membros Inferiores 76 20/06/2017 14/07/2017
Radiologia R1/17M Procedimentos Radiológicos de Membros Superiores 76 04/07/2017 21/08/2017
Radiologia R2/17M Procedimentos Radiológicos de Membros Superiores 76 04/07/2017 21/08/2017
Radiologia R3/16N Procedimentos Radiológicos do Sistema Digestivo Uroexcreto e Vascular 60 21/06/2017 11/07/2017
Radiologia R4/16N Procedimentos Radiológicos do Sistema Digestivo Uroexcreto e Vascular 60 21/06/2017 11/07/2017
Radiologia R4/16M Procedimentos Radiológicos do Sistema Digestivo Uroexcreto e Vascular 60 26/06/2017 14/07/2017
Radiologia R4/17M Suporte Básico a Vida 36 23/06/2017 05/07/2017
Radiologia R3/16V Técnicas de Radiologia Convencional Adulta e Pediátrica 40 10/07/2017 09/08/2017
Recursos Humanos RH1/17M Rotinas de pessoal 80 30/06/2017 11/08/2017
Recursos Humanos RH2/17M Rotinas de pessoal 80 30/06/2017 11/08/2017
Recursos Humanos RH1/17N Rotinas de pessoal 80 14/07/2017 25/08/2017
Recursos Humanos RH2/17N Rotinas de pessoal 80 14/07/2017 25/08/2017
Recursos Humanos RH1/17N Saúde ocupacional 60 23/06/2017 13/07/2017
Recursos Humanos RH2/17N Saúde ocupacional 60 23/06/2017 13/07/2017
Saúde Bucal A3/17N Equipamento de Material e Instrumental 100 21/06/2017 09/08/2017
Saúde Bucal A2/17M Higiene Dentária: Prevenção 40 05/07/2017 02/08/2017
Saúde Bucal A1/17V Informática 20 22/06/2017 28/06/2017
Saúde Bucal A3/17M Noções de Anatomia, Fisiologia e Patologia 60 30/06/2017 04/08/2017
Saúde Bucal A3/17M Odontologia Social e Biossegurança 40 16/06/2017 29/06/2017
Saúde Bucal A2/17N Odontologia Social e Biossegurança 40 12/07/2017 09/08/2017
Segurança do Trabalho TST4/16N Informática 40 06/07/2017 03/08/2017
Segurança do Trabalho TST5/16N Informática 40 06/07/2017 03/08/2017
Segurança do Trabalho TST1/17M Investigação e Análise de Acidentes 52 22/06/2017 13/07/2017
Segurança do Trabalho TST3/16M Investigação e Análise de Acidentes 52 22/06/2017 13/07/2017
Segurança do Trabalho TST2/17N Investigação e Análise de Acidentes 52 03/07/2017 08/08/2017
Segurança do Trabalho TST1/17N Legislação e Normas I (CLT e Constituição de 1988) 60 13/06/2017 10/07/2017
Segurança do Trabalho TST1/17V Legislação e Normas I (CLT e Constituição de 1988) 60 03/07/2017 10/08/2017
Segurança do Trabalho TST2/17V Legislação e Normas I (CLT e Constituição de 1988) 60 03/07/2017 10/08/2017
Segurança do Trabalho TST3/16M Legislação e Normas I (CLT e Constituição de 1988) 60 13/07/2017 23/08/2017
Segurança do Trabalho TST1/17N Legislação e Normas II (NR´s e Portarias) 40 11/07/2017 10/08/2017
Segurança do Trabalho TST2/16M Módulo Integrador (Pré-requisito para Estágio) 60 21/06/2017 12/07/2017
Segurança do Trabalho TST3/16N Módulo Integrador (Pré-requisito para Estágio) 60 23/06/2017 13/07/2017
Segurança do Trabalho TST4/16N Prevenção e Controle de Perdas 60 14/06/2017 05/07/2017
Segurança do Trabalho TST5/16N Prevenção e Controle de Perdas 60 14/06/2017 05/07/2017

* Por motivo de força maior, a instituição poderá alterar o calendário acadêmico, o que acarretará na alteração da data informada nesta página.

Atividades dos Setores

Relacionamento com Aluno (RA)

Setor responsável pelo acompanhamento diário das atividades pedagógicas relacionadas ao corpo discente.

O que poderemos lhe ajudar:

  • Mudança de curso;
  • Transferência de turno;
  • Desbloqueio de carteirinha estudantil (SINETRAM);
  • Solicitação de disciplina pendente / Projeto acadêmico;
  • Entrega de boletos;
  • Trancamento de curso;
  • Solicitação de prova de 2ª chamada;
  • Solicitação de retorno ao curso;
  • Aproveitamento de estudos;
  • Transferência escolar;
  • Solicitação de material didático;
  • Entrega da Identidade Estudantil do Literatus;
  • Resgate dos produtos oferecidos pelo programa Literatus Mais; (Somente na Sede Pará)
  • Cancelamento de matrícula;
  • Formatura; 
  • Procure o setor de sua sede para solicitações dos serviços acima.

Qualidade de Ensino (QE)

Setor responsável pelo acompanhamento dos docentes visando a melhoria no processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos.

O que poderemos lhe ajudar:

  • Auxílio pedagógico visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
  • Controle dos diários de classe.

Obs. Qualquer tipo de sugestão relacionada a qualidade de ensino deverá ser feita neste setor. 
Procure o setor de sua sede para solicitações dos serviços acima.

Coordenação de Estágio

Setor responsável pelo encaminhamento dos alunos para a realização do Estágio Curricular.

O que poderemos lhe ajudar:

  • Solicitação de Estágio Pendente;
  • Solicitação de Dosímetro (curso de Radiologia);
  • Informações e Encaminhamentos para estágio extra curricular;
  • Solicitação de declaração de estágio;
  • Entrega e recebimento de Relatório Final de Estágios.

Procure o setor na sede do Literatus da rua Pará para solicitações dos serviços acima.

Secretaria

Setor responsável pela emissão de documentos acadêmicos. 

O que poderemos lhe ajudar:

  • Emissão de Declaração;
  • Emissão de Diplomas;
  • Solicitação de 2ª via de boletos.

Procure o setor na sede Literatus, Rua Pará, 165, Vieiralves – Térreo

EmpregueHabilidade

Setor responsável pelo encaminhamento e acompanhamento da empregabilidade dos alunos e egressos. O Núcleo se divide em dois programas: Programa de Acompanhamento ao Estudante e Programa de Acompanhamento ao Egresso. Os alunos são acompanhados até o final do curso e os egressos por até 2 anos após a conclusão do curso. 

O que poderemos lhe ajudar:

  • Cadastro de Currículo;
  • Palestra Coaching;
  • Palestra para Estudantes;
  • Palestra para Egressos;
  • Palestra Profissional;
  • Entrega do Cartão Literatus Mais;
  • Entrega do Cheque desconto para o Egresso;
  • Orientação Profissional;
  • Divulgação de vagas de emprego nos murais e e-mail;
  • Realização de Pesquisa de Carreira;
  • Realização de Eventos, palestras e oficinas cujo o foco seja a empregabilidade;
  • Expandir a rede de relacionamentos entre o mercado de trabalho e o Grupo Literatus Educacional;
  • Orientação sobre o desenvolvimento das habilidades comportamentais.

Procure o setor na sede Literatus, Rua Pará, 165, Vieiralves – 4º andar.

Tecnologia Educacional

Setor destinado ao acompanhamento da realização das disciplinas online e o Portal do Aluno.

O que poderemos lhe ajudar:

  • Gerenciar acessos dos usuários ao portal acadêmico;
  • Gerenciar o AVA das disciplinas online;
  • Acompanha e esclarece as dúvidas dos alunos em relação ao acesso as disciplinas online.

Procure o setor na sede Literatus da Rua Pará, 165, Vieiralves - 1º andar.

Núcleo de Acompanhamento ao Aluno

Setor destinado ao acompanhamento da realização das disciplinas online e o Portal do Aluno.

O que poderemos lhe ajudar:

  • Gerenciar acessos dos usuários ao portal acadêmico;
  • Gerenciar o AVA das disciplinas online;
  • Acompanha e esclarece as dúvidas dos alunos em relação ao acesso as disciplinas online.

Procure o setor na sede Literatus da Rua Pará, 165, Vieiralves - 1º andar.