Apresentação

O Grupo Literatus dedica-se e mantém o compromisso com a sociedade amazonense de proporcionar desenvolvimento intelectual e comportamental ao ser humano, contribuindo assim também com questões sociais e ambientais.

Programas Sociais

CEL-HUMANO: Ações Sociais desenvolvidas pelo Grupo Literatus

Tem como propósito trabalhar práticas que contribuam de forma positiva para a saúde e qualidade de vida dos seus colaboradores de modo geral, além de colaborar com o desenvolvimento de todos através de palestras comportamentais.

 

Qualidade de Vida - Aceleracel
Destinado aos colaboradores do Grupo Literatus Educacional, desenvolvido pelo setor de gestão e competências, com o objetivo de proporcionar um ambiente de trabalho saudável, realiza atividades física em geral como: circuito, caminhadas e outros.
 
Qualidade de Vida - Ginástica Laboral
Diariamente, em cada em cada setor, um multiplicador ou especialista realiza a ginástica laboral, com o objetivo de promover benefícios que possam minimizar os impactos negativos que o trabalho pode causar na vida e na saúde dos trabalhadores.
 
Atendimento Psicológico
Atendimento para os colaboradores e seus familiares. É uma ação conduzida pela Gestão de Competências com o objetivo de contribuir para o equilíbrio da saúde mental, qualidade de vida e prevenção de doenças. O colaborador, ao apresentar o crachá funcional, terá um desconto promocional.
 
Palestras Educativas
Realizadas para os colaboradores do Grupo Literatus Educacional com o objetivo de proporcionar a aquisição de conhecimentos técnicos e comportamentais, abordando temas como a arte da comunicação, administração do tempo, finanças pessoais, entre outros.
 
Ser Educador
O Grupo Literatus Educacional promove ações que conscientizam colaboradores operacionais, docentes, administrativos e gestores, do papel de educador, explícito no crachá de cada colaborador, para que cada um exerça nas atividades do seu trabalho o “papel do ser educador”, enfatizando que cada ação educativa que promovem reflete direta ou indiretamente na educação dos estudantes.
No Grupo Literatus Educacional, todos somos educadores e nossos princípios educacionais visam desenvolver o ser humano, pautam-se nos quatro pilares da Educação.
  • Aprender a ser: para melhor desenvolver a sua personalidade e agir com capacidade de autonomia, de discernimento e responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação as potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas para comunicar-se.
  • Aprender a conviver: aprender a viver juntos, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências – realizar projetos comuns e preparar–se para gerir conflitos no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.
  • Aprender a fazer: aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional, mas de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe.
  • Aprender a conhecer: aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.
 
Literatus Mais Colaborador
Programa de relacionamento para os colaboradores aproveitarem todos os serviços do Grupo Educacional Literatus e benefícios oferecidos por empresas parceiras. Sendo necessário apenas que o colaborador apresente o crachá funcional para garantir o seu desconto. Com o Literatus Mais, o colaborador terá diversão, cultura, esporte, saúde.
 
Voluntariado Mais Amor
Duas vezes ao ano, os setores realizam a ação social de acordo com a realidade e necessidade do local escolhido para a ação.
 
Café com o RH
Tem como objetivo melhorar a comunicação entre os Setores, além de proporcionar momentos mágicos junto aos nossos colaboradores.

Programas Ambientais

CEL-AMBIENTE: Ações Ambientais desenvolvidas pelo Grupo Literatus

O Grupo Literatus Educacional assume a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos que consome, comprometendo-se na gestão de seus processos, minimizando através de ações ambientais o impacto ambiental de suas atividades. Contribuindo para que os colaboradores adquiram informações relevantes sobre a preservação ambiental e melhores práticas a favor do planeta, mostrando que pequenas atitudes são favoráveis à valorização do meio ambiente e consequentemente a vida.
 

Consumo consciente
Formada por colaboradores, a comissão realiza uma blitz de sensibilização quanto à coleta seletiva, o uso das garrafas squeezes e a conscientização da necessidade de evitar desperdício no uso dos recursos naturais, como água, energia, entre outros.
 
Corrida da Água
Com o objetivo de motivar a sociedade para a qualidade de vida e, ao mesmo tempo, despertar nos participantes a preocupação com a preservação do planeta. A Corrida da Água foi inspirada no tema anual da Instituição no ano de 2013 “A juventude em defesa da água para todos”, chamando a atenção para o Dia Mundial da Água, comemorado em março. Neste mesmo mês comemora-se o aniversário da Instituição e é mais um motivo para a realização desse grande evento.
 
Eu reciclo
Em todos os setores os colaboradores separam o papel utilizado em caixas coletoras para ser encaminhada à reciclagem.
 
Água
O Grupo Literatus Educacional distribui garrafas do modelo squeeze a alunos e colaboradores, com o objetivo de reduzir o consumo de copos plásticos, diminuindo assim os resíduos e lixo para o meio ambiente.
 
Cartilha Socioambiental
Com o objetivo de sensibilizar os leitores através das orientações em defesa do planeta, o Grupo Literatus Educacional distribui cartilhas com uma linguagem lúdica, onde as orientações são realizadas pelos personagens: Cidi (macaco), Tami (onça) e Totói (jacaré), mascotes do CEL Ambiental.