fbpx

Como o RH pode ajudar durante o tempo de pandemia?

Como o RH pode ajudar durante o tempo de pandemia?

O COVID-19 é um dos assuntos mais tratados no momento e vem mudando a realidade de todos. Dentre todas as mudanças, umas das mais importantes é como o RH de uma empresa pode se posicionar diante desta pandemia. As decisões que estão sendo tomadas hoje, estão seguindo os valores de sua Instituição? Vocês estão fazendo as melhores escolhas?

Continue esta leitura e confira alguns pontos importantes que iremos conversar a seguir.

O Home Office nos dias de hoje

Empresas precisaram adotar o estilo Home Office para que as atividades da empresa não parassem. Porém, mesmo com tudo isso acontecendo de forma urgente, alguns RHs não tiveram a chance de preparar os colaboradores para esta nova realidade.

Então, surge uma nova pergunta: o que o RH pode está fazendo para ajudar? Atualmente, além de tentar levar a rotina de maneira “normal”, o colaborador se sente sobrecarregado ou até mesmo, cansando de ter que se adaptar com uma nova rotina.

Mostramos para você em outro conteúdo como poderíamos motivar o colaborador durante o Home Office, mas agora eu quero exibir maneiras do seu RH melhorar todo esse novo processo que estamos vivendo. Além disso, deixar o colaborador mais calmo e ciente de todas as novas decisões, é um benefício tanto para ele, como para a empresa.

Videoconferência não é tudo.

Reunião de alinhamento

Um dos meios mais rápidos de se conseguir o retorno do colaborador, é por meio de videoconferência, porém não exceda as chamadas de vídeo. Realize reuniões leves e curtas para realizar o alinhamento semanal ou quinzenal, isso também é muito importante para se passar uma mensagem da Direção, por exemplo. Tudo isso faz com que o colaborador olhe para o superior e sinta confiança e credibilidade na mensagem.

Esclareça bem as questões

É hora do RH realizar uma super orientação com todos os colaboradores, em questão de horários, atividades e dias de trabalho. Isso vai minimizar futuras confusões, e também ajuda o colaborador a se organizar durante sua rotina no Home Office. Aliás, o inverso também é necessário, se o horário do seu colaborador já deu, é importante respeitar!

Rodízio entre equipes

Se sua equipe é multifuncional, esse é um bônus para o seu time, porém caso isso não seja possível, é importante distribuir as tarefas de acordo com as habilidades e competências de cada um dos colaboradores. Esse é o momento de ser assertivo nas escolhas de atribuições.

Tudo isso vai passar, e você tem que ser o primeiro a falar!

O RH deve está lidando com diversas situações onde as escolhas contam muito neste momento, porém também é hora de motivar a todos. Como fazer isso? Atuar com a área de comunicação interna da empresa. É essencial que todas as mensagens necessárias a serem passadas, sejam de fácil compreensão para todos.

Não esqueça sempre de usar uma linguagem esclarecedora, envolvente e determinante, quem lidera uma equipe como o RH, deve entender muito bem a melhor forma de comunicação com cada um dos colaboradores.

Iremos superar juntos este momento.

Mantendo essa relação, vamos conseguir passar por mais este momento em nossa sociedade, visando é claro a superação, e o aprendizado. Não esqueça que tudo isso irá passar e vocês serão os primeiros a contarem as boas novas a todos os colaboradores.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer receber mais informações como essa, nos siga e nosso canal no LinkedIn. Estaremos por lá pra bater um papo!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support