fbpx

É hora de dar atenção à saúde mental no trabalho

É hora de dar atenção à saúde mental no trabalho

Passamos pelo menos metade do dia em nossos trabalhos, ou seja, convivemos mais com colegas de setor do que com nossa própria família. Mas, isso é saudável para você? Alguma vez, já se sentiu estressado ou sobrecarregado durante sua rotina no trabalho? Continue sua leitura conosco e vamos conversar sobre como podemos melhorar a sua saúde mental durante suas atividades diárias.

Atualmente, a saúde mental no trabalho tem preocupado diversos gestores e coordenadores de RH, dos mais variados ramos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a perda de produtividade dos colaboradores está sendo gerada por uma forte onda de depressão e ansiedade. Além disso, estima-se que em todo mundo, 264 milhões de pessoas sofrem de depressão, e um dos fatores mais apontados para desencadear isto, são as políticas inadequadas de segurança e saúde dentro de uma empresa.

Mas como eu posso melhorar isso?

Dar atenção somente para aqueles colaboradores que demonstrarem mudanças no comportamento não é a solução! Para que seja gerado um impacto positivo na organização, é necessário implementar na empresa um programa de saúde mental que atenda a todos.

Um dos primeiro e principais passos, é entender sobre a saúde mental de seus colaboradores. Assim, é possível conhecer quais as principais medidas a serem tomadas de acordo com o perfil de cada pessoa. Durante todo este processo, a tecnologia faz uma grande diferença, porque é um meio de que o funcionário possa preencher um questionário ou fazer uma autoavaliação de forma rápida.

É importante para a organização saber não somente sobre a saúde física dos seus colaboradores, como também da saúde mental. Isso facilita no combate a prevenção, criar medidas em caso de casos mais graves, e ajudar no aumento da produtividade da equipe.

Uma pausa é sempre necessária

Relaxe por pelo menos 5 minutos.

Uma atividade simples, mas que faz total diferença no cotidiano do colaborador, é adicionar pausas durante sua jornada de trabalho. Essa prática é muito importante para evitar o esgotamento mental. Portanto, é importante verificar a rotina de cada colaborador e não sobrecarregá-lo de atividades, só porque deve cumprir a meta do dia.

Faça uma avaliação inicial, se é necessário adotar pausas de 5 a 10 minutos, a cada 2 ou 3 horas ou outros horários mais adequados a rotina. Também seria bom fazer uma pesquisa interna, para que o colaborador possa expressar sua opinião sobre a iniciativa, e colocar sugestões.

Crie um ambiente mais saudável

Manter uma boa saúde mental é viver em um bom ambiente, ou seja, a empresa precisa criar e manter uma cultura de proporcionar um melhor conforto para todos os colaboradores.

Um ponto importante, é que os gestores passem a adequar à instituição todos os critérios necessários para se obter bem-estar no trabalho. Alguns exemplos são: controle de temperatura; luminosidade; quantidade de horas trabalhadas; quantidade de tarefas, entre outros. Tudo isso irá ajudar a cultivar uma nova cultura na empresa, algo mais amigável e saudável para todos.

Estimule os cuidados mentais

Inserir a meditação no cotidiano de uma empresa vem sendo uma ação bastante efetiva nos dias atuais. O motivo é para que se diminua os impactos que as práticas rotineiras possam causar à saúde mental. O mindfulness, por exemplo, é uma técnica de combate a depressão e a ansiedade. Diversas pesquisas relatam que, a atenção plena pode ser melhorada caso seja praticado técnicas como esta, além de que isso ajuda a reduzir sintomas psicológicos e melhora na regulação comportamental.

Uma técnica capaz de expandir ainda mais sua mente.

Vimos que a saúde mental deve ser um dos principais temas a serem tratados dentro de uma organização, como diz o ditado: “mente sã, corpo são”. Por isso, insira novas metodologias que beneficie seus funcionários diariamente, com certeza isso trará grandes resultados para ambas as partes. E não esqueça, sempre use auxílio de uma boa gestão em saúde e também das novas tecnologias, e tudo isso será somente o início de uma grande mudança positiva.

O que achou do nosso conteúdo? Continue sua leitura e saiba Como o RH pode ajudar durante o tempo de pandemia. Além disso, fique em contato conosco através do nosso LinkedIn. Nos falamos em breve!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support