5 dicas para engajar o colaborador em home office

5 dicas para engajar o colaborador em home office

Já estamos cansados de saber que estamos vivendo um momento de adaptações, tanto para os colaboradores, como para a empresa como um todo. Por isso, é necessário ter atenção dobrada neste momento para a sua equipe, pois trabalhar em home office para alguns caiu como uma luva, mas para outros se mostrou um grande desafio. Mas, visando sempre alcançar a excelência do desempenho de sua equipe, é preciso estar sempre atento, acompanhar e motivar seus colaboradores. E como você pode fazer isso?

Continue sua leitura abaixo e vamos deixar algumas dicas imprescindíveis para serem adaptadas à sua rotina.

Leia também:
– É hora de dar atenção à saúde mental no trabalho

De acordo com a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19, 46% das empresas adotaram o home office. E apesar das dificuldades, a experiência de conseguir trabalhar remotamente deixou sua marca. Por isso, diversas Instituições continuaram com essa modalidade em vários setores de sua empresa. Porém, como qualquer outra forma de trabalho, é necessário entendê-la e estar sempre alinhado com a sua equipe.

Então, deixamos para você algumas dicas de como estar perto de sua equipe, mesmo não estando no mesmo ambiente.

1 – Mostre uma gestão transparente

Você precisa ser o primeiro a motivar e incentivar a sua equipe, principalmente neste período em que estamos vivendo. Se surgirem desafios, o seu colaborador não deve ser o último notificado sobre os problemas. Então é preciso que a relação da equipe seja aberta, e que você esteja disposto a ter discussões diversas.

Se não houver tal troca entre gestor e colaborador, é muito provável que não haja a produtividade necessária e esperada pela equipe. Então esteja sempre alinhado com seu time, e passe todas as informações necessárias. Acredite na coletividade e que cada um consegue cumprir suas demandas.

2 – Promova discussões

Essa é uma das grandes dicas, mesmo que não seja destacada logo de cara. É preciso que você, juntamente com sua equipe deem o necessário valor para esta etapa. Por que? É neste momento que vocês irão discutir sobre opiniões diferentes, extraindo o que é essencial. Lembre-se sempre, que sem a sua equipe o trabalho não acontece, então você precisa ouvir a todos.

Reúna os colaboradores diariamente ou duas vezes na semana, com o intuito de conversar e verificar como estão sendo tomadas as decisões de todos. Mostre-se interessado nos relatórios, e contribua com suas ideias e sugestões. Além de melhorar a qualidade do trabalho que está sendo prestado por todos, a comunicação interna melhora consideravelmente.

Lembre-se, vocês estão distantes um do outro, por isso a comunicação é imprescindível!

3 – Avalie a prática

Infelizmente ter somente as informações da qualidade do trabalho do seu colaborador não vai ajudar no desempenho de todos, ou seja, você precisa ter ações práticas para mudar o que for necessário. Então leve sempre sugestões sobre o que deve ser mudado ou melhorado. Você é a pessoa que visa o bem do negócio como um todo, então é hora de passar a confiança necessária para o colaborador, mostrando como a função dele é importante para o desempenho de toda a empresa.

Além disso, não deixe de ouvir reclamações ou dúvidas de sua equipe. É hora de parar e refletir sobre como consertar os possíveis erros, assim seu colaborador não vai ficar saturado de estar passando por uma situação desconfortável diversas vezes. Melhore sempre o ambiente de trabalho de sua equipe se necessário, e no caso do home office, deixe com que as incertezas não façam parte da vida de sua equipe.

4 – Seja simples

Passe as demandas de uma forma simples.

Este momento é difícil para todos, por quê? O home office é uma nova forma de trabalho, então quanto mais você conseguir ajudar o seu colaborador, melhor para o desempenho dele. Então, indicamos que você facilite os processos, esse é o papel de um bom líder. Isso não envolve apenas tarefas complexas, mas o conjunto de tudo o que o colaborador está vivendo no momento.

Então aposte em ferramentas que possam ajudar durante este processo, e que você possa controlar a demanda de cada um de sua equipe, sem que esteja cobrando todo o momento. Outra dica é ter uma comunicação mais direta, ou seja, explique a demanda de forma mais simples, e não esqueça dos recursos que são limitados para quem está trabalhando de casa.

Não deixe a sua equipe confusa com o seu pedido, por isso use canais como ligação ou videoconferência para deixar tudo bem claro, e para que a mensagem seja entregue com sucesso. Aprenda exatamente como abordar o colaborador, assim você economiza o seu tempo e facilita os processos de trabalho.

Assuntos relacionados:
– Como o RH pode ajudar durante o tempo de pandemia?

5 – Dê feedbacks sempre

O retorno sobre como está o trabalho da sua equipe durante o home office é indispensável, porque todos ficam ansiosos para saber se o que está sendo feito, está sendo efetivo para a empresa. Além disso, todo colaborador precisa saber se está cometendo um erro para corrigi-lo, ou receber um elogio por uma atividade feita com êxito.

Então, forneça feedbacks sobre o comportamento do colaborador, mesmo que seja a distância, isso pode ser uma forma de estimulá-lo ainda mais. Isso afeta muito na elevação da autoconfiança em relação a todo o trabalho que está sendo realizado por ele.

Como já citamos anteriormente, manter uma relação de extrema transparência com sua equipe, durante este período que estamos vivendo, vai ser de grande êxito para a sua empresa, e é claro para a sua equipe.

Quer ficar por dentro de mais assuntos como este? Continue sua leitura sobre como manter a boa liderança na era digital?
Não esqueça de ficar conectado conosco através de nossas redes sociais. (Facebook e Instagram). Até breve!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support