5 erros ao elaborar um currículo

5 erros ao elaborar um currículo

Por Keith Bárbara

A empresa que você sonha trabalhar acabou de ligar e pediu para você enviar o seu currículo por e-mail, o que você faz? Se desespera por não ter um currículo? Corre para pedir ajuda do colega? Começa a montar um currículo, mas não sabe qual ordem organizar suas informações? Então nós chegamos no momento certo!

Hoje vamos conversar sobre os maiores erros que as pessoas podem cometer a construir o seu currículo. É hora de ficar atento as nossas dicas e já compartilha com os colegas, porque boas informações merecem ser compartilhadas.

Separamos hoje os cinco maiores erros ao elaborar o currículo, se você cometeu ou ainda comete algum deles, chegou a hora de mudar essa realidade. Nosso objetivo é que você esteja pronto para concorrer e conseguir aquela vaga que tanto sonhou. Continue sua leitura para conferir nossas dicas.

Leia também:
– 5 dicas eficientes para se comportar bem em uma entrevista
– 5 maneiras de melhorar o seu desempenho profissional

Objetivo

Não é difícil encontrar um currículo que o objetivo venha acompanhado do seguinte texto: “Desejo fazer parte dessa conceituada empresa, contribuindo para o crescimento da mesma…”, se hoje seu currículo tem algo igual ou parecido, sinto te dizer: está incorreto. Mas calma, vamos entender e corrigir juntos?

Sendo um dos primeiros tópicos do seu currículo, o objetivo corresponde à vaga que você deseja alcançar na empresa em que está se candidatando. Então de uma forma clara em poucas palavras ficaria assim, por exemplo: “Atuar como Técnico de Enfermagem”, sim é só isso, pois você estará deixando seu currículo voltado para a sua área de formação.

Documentos pessoais

Torna-se dispensável, pois o recrutador não precisará dessas informações na primeira etapa, além de ser super perigoso caso você perca seu currículo, imagina a numeração do seu CPF, RG, Título de Eleitor caindo em mãos erradas? Se hoje você possui o Coren, colocar somente “Coren Ativo”, bem como somente a categoria da CNH. Calma, respira, quando for a hora a empresa solicitará todos os documentos necessários.

Foto sem postura

Escolha uma foto dentro dos padrões exigidos.

A foto se faz necessária, somente quando é solicitada pelo recrutador na descrição da vaga que você está se candidatando. Quando precisar estar em seu currículo, ela deverá estar presente no canto superior direito da folha. O principal erro é quando essa foto está informal, de qualquer jeito como uma selfie por exemplo, trajando camiseta, decote, excesso de maquiagem, cabelo desarrumado… Lembre-se: seu marketing pessoal é indispensável neste momento.

A foto deve ser tirada da cintura para cima com uma câmera de qualidade, com uma luz boa, um fundo de cor neutra e as suas vestimentas devem ser formais, como se você de fato fosse para uma entrevista em uma grande corporativa. Aos profissionais de saúde, o jaleco é um ótimo aliado.

Erros de português

Acredite, erro ortográfico no currículo é um fator eliminatório para qualquer área de atuação. Leia uma, duas, três vezes, está com dúvidas ainda? Peça para alguém que você confie te ajudar a analisar se existe algum erro antes de enviar para a vaga. Não esqueça jamais que seu currículo é uma peça de marketing, é o primeiro que chega na empresa antes de você e a primeira impressão é a que fica!

Assinatura e data

Colocar o nome completo centralizado, com uma linha para assinatura de forma cursiva, com a data detalhada e até hora que foi atualizado seu currículo. Todas as formas citadas acima estão incorretas. Detalhes demais deixam seu currículo poluído e cansativo de ler, então como é a forma correta de se finalizar um currículo? Deverá constar apenas sua localização e o ano que estão sendo atualizadas as informações, por exemplo: Manaus/AM – 2021.

Bônus

É errado meu currículo ter mais de duas páginas? A resposta é depende. Se em duas páginas conter cursos, formações, experiências anteriores direcionados à sua área de formação, tudo bem. Mas se conter várias experiências que não fazem parte do que você procura no mercado hoje, cursos e formações que não agregarão para que você consiga a vaga dos sonhos, é melhor que tenha somente uma página, pois quanto mais claro e direto você for melhor.

E aí, aprendeu tudo? Então é hora de correr para mudar o seu currículo para melhor! Se você ficou com alguma dúvida, venha conversar conosco através de nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Se você quer continuar sua leitura sobre currículo é importante que você saiba como investir em seu currículo. Aproveite as novas dicas!

Até a próxima!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support