Certificação em curso de capacitação on-line tem validade?

Uma das maiores dúvidas de quem resolve fazer um curso on-line, é saber se o certificado do curso terá validade. Até mesmo porquê, quando você resolve cursar algo novo, é com o intuito de usar o conhecimento para o mercado de trabalho, e inserir a certificação no currículo para melhorá-lo. Porém, em alguns casos as pessoas resolvem não estudar através de plataformas on-line, por medo de que não valha a pena o investimento feito.

Hoje, chegamos com um conteúdo diferenciado para lhe apresentar que nem sempre é a verdade o que as pessoas dizem. Então, continue a sua leitura e conheça mais sobre a certificação on-line.

Quero fazer um curso on-line, vale a pena?

Muitas pessoas acabam desistindo de realizar um curso on-line por ter medo da certificação não valer a pena. Porém, é nessa hora que você se engana. Desde 1996 no Brasil, existe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Entre diversos pontos que a legislação destaca, um deles diz respeito ao curso de educação à distância. A lei prevê a existência desses cursos tanto para a educação básica, como para a superior, o que engloba: cursos livres, ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação.

E qual o resultado tiramos disso? O ensino à distância está amparado por todos esses lados. A lei ainda destaca que os certificados emitidos desta forma, tenham o mesmo valor do que os presenciais. Então, os cursos à distância estão previstos na lei brasileira e a validade de seu documento deve ser aceita.

E como o curso on-line é visto no mercado de trabalho?

A pandemia causou diversas mudanças no mundo, inclusive no meio educacional. Em um levantamento realizado pela Google, aponta-se que a procura por cursos de especialização EAD, obteve um crescimento de 130% no pico da quarenta. Ou seja, as pessoas aproveitaram esse tempo em casa para se capacitar.

Então um recrutador hoje, percebe a mudança em que o mundo sofreu, e também vê o valor do curso não apenas com relação à sua modalidade (presencial ou à distância), mas ele destaca a relevância disso para o profissional. O importante para a empresa é se o conteúdo que foi adquirido durante aquele curso, agregou para a evolução da carreira do profissional e no que ele pode ajudar para melhorar o desempenho do negócio.

Assuntos relacionados:
– Dicas de plataformas digitais para estudar on-line
– 5 motivos para você fazer uma capacitação on-line

Certificado para concursos

Quem aí é concurseiro? Sabia que os certificados on-line também podem ser utilizados em concursos? Da mesma forma que o certificado do curso presencial é aceito nos concursos públicos, o da educação à distância também é válido. Porém, é muito importante destacar que o curso deve ser reconhecido, assim como a Instituição que está ofertando-o, cada edital ou mesmo organização pode possuir regras e especificações próprias.

Nesse caso, recomendamos que você se atente às delimitações técnicas antes de prestar o concurso público em questão. Desta forma, você confirma se existe ou não a aceitação da modalidade de cursos livres.

De qualquer forma, é importante que você saiba que muitas dessas diferenciações colocadas nos editais, não encontram nenhum amparo pela lei brasileira. Atualmente, é comum vermos concursos que possuem essas cláusulas e acabam sendo anuladas judicialmente. Porém, vale sempre a máxima e é “melhor prevenir do que remediar”, e o mais indicado é que você leia atentamente cada linha do edital do concurso que deseja prestar para não ter surpresas pelo caminho.

Atenção! Não faça qualquer curso on-line

Com esse boom que os cursos on-line tiveram no último ano, é importante destacar essa informação para você. Não faça um curso on-line em uma Instituição que você não confia e não tem destaque no meio educacional. Muitas vezes o curso que você tanto quer é pago, e você acaba desistindo ou achando um que é parecido, porém é gratuito.

Aviso: não caia nessa cilada.

Muitas vezes, você opta por fazer um curso on-line gratuito ou com valor mais baixo, porém a escola que oferece esse curso pode até mesmo nem ser credenciada, ou o certificado não seja válido ao final do curso. Por isso, é preciso que você pesquise sobre a escola e também as especificações e comentários de outras pessoas sobre o curso em questão, isso vai te ajudar a tomar a decisão certa.

Afinal, vale a pena ou não fazer um curso on-line?

Escolha cursos que agreguem na sua área.

Vale MUITO a pena fazer um curso on-line. Hoje, você tem a oportunidade de encontrar cursos on-line nas mais diversas áreas, sejam elas específicas ou gerais. A facilidade de aprender com um só clique ajudou muito a deslanchar a carreira de diversos profissionais. Imagina só, você em casa se capacitando, e na primeira oportunidade consegue aquela vaga que tanto sonhou, porque você se preparou para isso.

Então, não tenha medo de começar um curso on-line, porém atente-se as recomendações!

Outro ponto muito importante que devemos destacar é o tanto de benefício que isso vai trazer para a sua vida, por exemplo: otimização de tempo; comodidade; economia; flexibilidade de horário; ampla oferta de estudos.

Quer mais um motivo para começar um curso on-line? Acesse o Instituto Encaminha e fique por dentro das mais diversas opções de capacitações. Todos os cursos possuem certificação e você aprende no seu tempo.

É mais uma novidade que trouxemos para você, e é claro, com toda a qualidade e excelência de um curso on-line. Por isso, você não pode perder a oportunidade de fazer a sua inscrição em um de nossos cursos clicando aqui.

Ficou animado para fazer um curso e colocar no seu currículo? Eu me animei aqui também. Por isso, para ficar ainda mais conectado nessa área, vou te apresentar 5 aplicativos que ajudam na hora dos estudos.

Além disso, te convido a continuar conversando conosco através de nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Até mais!!!