Certificação em curso de capacitação on-line tem validade?

Certificação em curso de capacitação on-line tem validade?

Uma das maiores dúvidas de quem resolve fazer um curso on-line, é saber se o certificado do curso terá validade. Até mesmo porquê, quando você resolve cursar algo novo, é com o intuito de usar o conhecimento para o mercado de trabalho, e inserir a certificação no currículo para melhorá-lo. Porém, em alguns casos as pessoas resolvem não estudar através de plataformas on-line, por medo de que não valha a pena o investimento feito.

Hoje, chegamos com um conteúdo diferenciado para lhe apresentar que nem sempre é a verdade o que as pessoas dizem. Então, continue a sua leitura e conheça mais sobre a certificação on-line.

Quero fazer um curso on-line, vale a pena?

Muitas pessoas acabam desistindo de realizar um curso on-line por ter medo da certificação não valer a pena. Porém, é nessa hora que você se engana. Desde 1996 no Brasil, existe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Entre diversos pontos que a legislação destaca, um deles diz respeito ao curso de educação à distância. A lei prevê a existência desses cursos tanto para a educação básica, como para a superior, o que engloba: cursos livres, ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação.

E qual o resultado tiramos disso? O ensino à distância está amparado por todos esses lados. A lei ainda destaca que os certificados emitidos desta forma, tenham o mesmo valor do que os presenciais. Então, os cursos à distância estão previstos na lei brasileira e a validade de seu documento deve ser aceita.

E como o curso on-line é visto no mercado de trabalho?

A pandemia causou diversas mudanças no mundo, inclusive no meio educacional. Em um levantamento realizado pela Google, aponta-se que a procura por cursos de especialização EAD, obteve um crescimento de 130% no pico da quarenta. Ou seja, as pessoas aproveitaram esse tempo em casa para se capacitar.

Então um recrutador hoje, percebe a mudança em que o mundo sofreu, e também vê o valor do curso não apenas com relação à sua modalidade (presencial ou à distância), mas ele destaca a relevância disso para o profissional. O importante para a empresa é se o conteúdo que foi adquirido durante aquele curso, agregou para a evolução da carreira do profissional e no que ele pode ajudar para melhorar o desempenho do negócio.

Assuntos relacionados:
– Dicas de plataformas digitais para estudar on-line
– 5 motivos para você fazer uma capacitação on-line

Certificado para concursos

Quem aí é concurseiro? Sabia que os certificados on-line também podem ser utilizados em concursos? Da mesma forma que o certificado do curso presencial é aceito nos concursos públicos, o da educação à distância também é válido. Porém, é muito importante destacar que o curso deve ser reconhecido, assim como a Instituição que está ofertando-o, cada edital ou mesmo organização pode possuir regras e especificações próprias.

Nesse caso, recomendamos que você se atente às delimitações técnicas antes de prestar o concurso público em questão. Desta forma, você confirma se existe ou não a aceitação da modalidade de cursos livres.

De qualquer forma, é importante que você saiba que muitas dessas diferenciações colocadas nos editais, não encontram nenhum amparo pela lei brasileira. Atualmente, é comum vermos concursos que possuem essas cláusulas e acabam sendo anuladas judicialmente. Porém, vale sempre a máxima e é “melhor prevenir do que remediar”, e o mais indicado é que você leia atentamente cada linha do edital do concurso que deseja prestar para não ter surpresas pelo caminho.

Atenção! Não faça qualquer curso on-line

Com esse boom que os cursos on-line tiveram no último ano, é importante destacar essa informação para você. Não faça um curso on-line em uma Instituição que você não confia e não tem destaque no meio educacional. Muitas vezes o curso que você tanto quer é pago, e você acaba desistindo ou achando um que é parecido, porém é gratuito.

Aviso: não caia nessa cilada.

Muitas vezes, você opta por fazer um curso on-line gratuito ou com valor mais baixo, porém a escola que oferece esse curso pode até mesmo nem ser credenciada, ou o certificado não seja válido ao final do curso. Por isso, é preciso que você pesquise sobre a escola e também as especificações e comentários de outras pessoas sobre o curso em questão, isso vai te ajudar a tomar a decisão certa.

Afinal, vale a pena ou não fazer um curso on-line?

Escolha cursos que agreguem na sua área.

Vale MUITO a pena fazer um curso on-line. Hoje, você tem a oportunidade de encontrar cursos on-line nas mais diversas áreas, sejam elas específicas ou gerais. A facilidade de aprender com um só clique ajudou muito a deslanchar a carreira de diversos profissionais. Imagina só, você em casa se capacitando, e na primeira oportunidade consegue aquela vaga que tanto sonhou, porque você se preparou para isso.

Então, não tenha medo de começar um curso on-line, porém atente-se as recomendações!

Outro ponto muito importante que devemos destacar é o tanto de benefício que isso vai trazer para a sua vida, por exemplo: otimização de tempo; comodidade; economia; flexibilidade de horário; ampla oferta de estudos.

Quer mais um motivo para começar um curso on-line? Acesse o Instituto Encaminha e fique por dentro das mais diversas opções de capacitações. Todos os cursos possuem certificação e você aprende no seu tempo.

É mais uma novidade que trouxemos para você, e é claro, com toda a qualidade e excelência de um curso on-line. Por isso, você não pode perder a oportunidade de fazer a sua inscrição em um de nossos cursos clicando aqui.

Ficou animado para fazer um curso e colocar no seu currículo? Eu me animei aqui também. Por isso, para ficar ainda mais conectado nessa área, vou te apresentar 5 aplicativos que ajudam na hora dos estudos.

Além disso, te convido a continuar conversando conosco através de nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Até mais!!!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support