O que fazer para me sair bem em uma entrevista de emprego?

O que fazer para me sair bem em uma entrevista de emprego?

Por Keith Bárbara

Hoje, reunimos aqui alguns tópicos importantes para que você conheça quais requisitos avaliativos são observados pelo recrutador. Então se você receber alguma ligação de empresa, chegou a hora de se preparar para este momento e eliminar as perguntas clássicas como: “E agora? Acabaram de me ligar para uma entrevista amanhã às 08h e eu não sei o que devo ou não fazer ou falar!”.

Continue sua leitura e arrase nos seus futuros processos seletivos.

Seja coerente

Você deve pensar quais motivos reais que te fizeram estar ali para lutar pela vaga em questão. A coerência e clareza são ótimas aliadas para que você se saia bem durante a entrevista, por isso tenha suas ideais, expectativas e objetivos muito bem alinhados com o que a vaga está te oferecendo.

Falar de forma mais técnica demonstra que você tem conhecimento sobre a área e isso pode te favorecer.
Dica: tenha muito cuidado para não entrar em contradição e acabar se complicando ao decorrer do processo.

Assuntos relacionados:
– Expectativa de vida: como você está trabalhando para alcançar seus sonhos?
– Saiba como investir em seu currículo

Demonstre interesse

Ter o desejo de querer a vaga não é o suficiente para que você a consiga. É preciso que você externalize esse desejo para que o recrutador veja que você realmente quer ser aprovado. O entusiasmo ao falar, ao se posicionar e sua postura corporal quando usados corretamente, formam um combo plus+ para a tão sonhada aprovação.

Dica: evite falar “quero muito a vaga porque preciso de dinheiro”, ao invés disso diga: “eu quero essa vaga, pois tenho certeza que irei contribuir de forma significativa com os meus conhecimentos para com a equipe e que irei aprender muito com todos os desafios que aparecerão no dia-a-dia…”, sempre discursos voltados para o profissional e não para o pessoal.

Estude seu currículo

Se dê o trabalho de fazer seu currículo e saiba cada vírgula e ponto que está nele, pois ao ser questionado sobre suas formações, experiências anteriores, cursos realizados e afins, é importante que você saiba falar e explicar com clareza e coerência o que o recrutador está perguntando.

Tenha um boa noite de sono

Para algumas pessoas isso é quase impossível, pois ficam muito nervosas e não conseguem dormir direito. Um ótimo aliado para ter uma boa noite de sono é evitar comer algo muito pesado durante a noite, o que pode acabar impedindo você de dormir bem. Aparecer com “cara de ontem” e bocejar durante a entrevista não é bom, cuide do seu marketing pessoal.

Autoconhecimento é tudo!

O autoconhecimento é um processo que demanda tempo e cada pessoa tem o seu. Você deve observar a maneira como você age em determinadas situações, explorar suas possibilidades para descobrir suas limitações e seus gostos, analisar seu comportamento em situações de pressão, reconhecer seus valores e o que você tem de melhor para oferecer ao mercado! 

Esteja preparado, pois te ajudará a responder algumas perguntas como: “Quem é você? O que você gosta e o que não gosta? Qual sua maior qualidade? Qual seu maior defeito ou um ponto a melhorar? Onde você quer estar daqui a 5 anos?”. Além destas, esteja pronto para responder várias outras perguntas que podem surgir durante a entrevista.

Prepare-se para sua entrevista.

E aí? Viu como o planejamento para se preparar para uma entrevista é importante? São muitos detalhes, eu sei, eu sei. Calma, respira, vai dá tudo certo no final!

Dedicando um tempo do seu dia para estudar sobre a empresa, treinar na frente do espelho sua apresentação e seus gestos, te ajudará a diminuir o nervosismo e a ansiedade para que você consiga ouvir a seguinte frase: “Parabéns, você foi aprovado! A vaga é SUA”.

Agora que você já sabe como se comportar em uma entrevista de emprego, chegou a hora de conhecer os 5 erros ao elaborar um currículo, não perca essa oportunidade de adquirir um conhecimento novo.

Aproveite e entre em contato conosco em nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e vamos trocar experiências.

Até logo!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support