3 dicas para aprender mais durante os cursos on-line

Ao decorrer desses últimos meses a busca pelos cursos on-line vem crescendo gradualmente, no Brasil, de acordo com dados da Catho Educação nota-se um aumento de 68% nas inscrições para cursos EAD ou semipresenciais, desde o início da pandemia. Mas, você sabe como obter 100% de êxito durante o seu curso on-line?

Vem com a gente que tiramos todas as suas dúvidas sobre como aproveitar ao máximo essa forma de aprendizagem.

Assuntos relacionados:
– Como o curso on-line pode ajudar na sua carreira
– Certificação em curso de capacitação on-line tem validade?

Estude um assunto que você goste

Para início de conversa, não escolha algo dentro de uma área que você não se identifique. Procure um curso que irá agregar conhecimentos para a profissão que você exerce. Caso não tenha uma profissão definida, procure um curso que você tenha familiaridade com o assunto e tenha curiosidade para saber mais a fundo sobre ele.

O curso on-line requer disciplina, tenha em mente que é preciso ser dedicado ao máximo. Durante os estudos, não terá um professor ao seu lado o tempo todo, lembre-se que é tudo por sua conta. Por isso, escolher um tema no qual se identifique e tenha grande interesse é essencial.

Elimine distrações

Para quem escolhe fazer um curso on-line, precisa ter em mente que distrações podem prejudicar durante o andamento do curso. Imagina, você está concentrado nas suas lições, quando de repente o vizinho começa uma obra ou então sua mãe começa a arrumar a casa com a música no último volume, acha que isso vai te ajudar?

Por isso, recomendamos que você escolha um lugar calmo, sem pessoas ou barulhos ao redor, para que você tire o máximo de proveito do curso. Sabemos que às vezes é complicado achar um lugar como este, mas é necessário se preparar antes de começar a sua aula. Ah, e é claro, não esqueça de deixar o celular no silencioso e distante de você, ele pode acabar sendo a maior distração durante as suas aulas on-line.

Dedique-se ao máximo

Aproveite ao máximo o conteúdo do curso.

Não adianta só escolher fazer um curso on-line, você precisa se dedicar ao curso! E como você pode fazer isso? Participe, anote, faça os exercícios, tire o máximo de conteúdo que puder durante o curso. Lembre-se, além de estar sendo um investimento para a sua vida profissional, o curso on-line também é um meio para você se preparar para novos desafios. Não escolha um curso e faça por fazer, isso não será benéfico para ninguém, inclusive para você.

Dica bônus

O que acha de definir uma rotina de estudos? Essa é uma forma que você tem de conseguir tirar o máximo de proveito durante o curso on-line. Estabeleça uma meta ou horário de estudo por semana, e cumpra o que foi estabelecido. Assim, seu cérebro irá se acostumar com aquela rotina, e você estará mais preparado para aprender ao máximo todo o conteúdo disponível.

Começar um curso e não estabelecer uma meta pode não trazer vantagens para você, sabe por quê? Isso demonstra que você só está fazendo um curso por fazer, e só quer finalizar e pegar o certificado, o conteúdo em si não lhe interessa. Isso está muito errado! Toda vez que você decidir começar um curso on-line, ou até mesmo um curso presencial ou semi, tenha em mente que aquele conteúdo que você escolheu estudar pode agregar e muito em sua vida tanto profissional, como pessoal.

O que acha de começar um curso on-line?

Se você ainda não tentou estudar de forma on-line, esse é o momento de você viver essa experiência. Agora que você já tem as melhores dicas, o que acha de fazer sua matrícula em um curso dentro da sua área de interesse?

O Instituto Encaminha disponibiliza ótimos cursos on-line, nas mais diversas áreas do conhecimento. Clique aqui e fique por dentro de nossos cursos. Não perca tempo e venha investir em seu conhecimento!

Assim que fizer sua matrícula em um dos cursos, te convidamos a descobrir os 5 aplicativos que ajudam na hora dos estudos.

Além disso, é hora de ficar conectado conosco através de nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Esperamos que tenha uma ótima jornada de estudos! Até mais.