fbpx

Você sabe tudo sobre o Técnico em Enfermagem?

Você sabe tudo sobre o Técnico em Enfermagem?

Ao escolher um curso técnico, é necessário no mínimo pesquisar e saber mais sobre sua futura área de atuação. Por isso, hoje vamos falar sobre um dos cursos mais procurados por todos no momento. O técnico em enfermagem com certeza é uma das áreas mais conhecidas e necessárias para a nossa sociedade, diferente do que muita gente fala, esse curso não é só para o público feminino que não conseguiu passar em Medicina, e sim é um curso para quem gostar de cuidar de gente.

Continue sua leitura e descubra mais a fundo sobre essa área que é tão linda e importante.

Desde o passado até os dias de hoje

Para quem não sabe, a Enfermagem é umas das profissões mais antigas que existem. Ter alguém para cuidar das pessoas foi sempre necessário, e isso veio evoluindo ao passar dos anos. Por muito tempo, esse ato de cuidar foi atrelado às crenças religiosas, sendo exercida sem muitos conhecimentos científicos, porém sempre com o grande objetivo de curar as pessoas.

Porém, foi somente no século XIX que a italiana Florence Nightingale deu início à Enfermagem moderna ao fundar a primeira escola de Enfermagem, junto ao Hospital St. Thomas, na Inglaterra. A partir daí a Enfermagem veio crescendo e se desenvolvendo ao passar dos séculos.

Assuntos Relacionados:
– O que fazer depois de terminar o Curso Técnico em Enfermagem?
– A importância da Especialização para o Técnico em Enfermagem

Hierarquia da Enfermagem

Na área da Enfermagem é muito comum as pessoas trabalharem em equipe, pois é praticamente impossível uma pessoa só exercer diversas funções ou cuidar de vários pacientes ao mesmo tempo. Nesse caso, a divisão de trabalho é necessária para que qualquer hospital ou unidade de saúde possa funcionar da melhor forma possível.

Então, os técnicos em enfermagem nunca trabalham sozinhos, eles contam com o auxílio muitas das vezes de um Auxiliar de Enfermagem. E esse grupo responde a um Enfermeiro responsável, que consequentemente também possui ajuda de um médico que esteja de plantão no momento.

É necessário que cada um saiba respeitar a hierarquia, pois as responsabilidades são distribuídas de acordo com seus conhecimentos e competências para exercer tais funções.

Você por ir além dos hospitais

Quando se pensava na profissão de Técnico em Enfermagem, a única possibilidade de trabalho seria em hospitais, mas ao decorrer dos anos isso foi mudando. Hoje, existem diversos campos e áreas de atuação para quem se forma nesta área.  Dá uma olhada em algumas oportunidades que o mercado de trabalho oferece:

– Home Care: o enfermeiro cuida do paciente em sua própria casa;
– Docência: é possível dar aulas sobre sua área de atuação;
– Enfermagem do Trabalho: realiza atendimento ambulatorial em empresas e implementa ações de prevenção de doenças;
– Instituições de Ensino: algumas instituições oferecem atendimento ambulatorial para alunos.

Essas são apenas algumas das oportunidades que trouxemos para você, então fique atento as diversas opções disponíveis no mercado de trabalho.

Controle Emocional

É necessário saber separar a vida profissional da pessoal.

Querendo ou não, essa é uma profissão que você sente um desgaste emocional muito grande, e você precisa ter controle de suas emoções para poder fazer o seu trabalho. O dia a dia de um técnico pode exigir muito do profissional, e isso não é apenas ocasionado pelos plantões ou quantidade de trabalho. Quando se lida com pessoas passando por graves problemas de saúde, por exemplo, sempre tem o risco do profissional se envolver emocionalmente e sofrer com o desfecho do quadro do paciente, que infelizmente não tem forças para enfrentar a doença.

No caso, é imprescindível ter controle emocional para enfrentar os desafios da rotina profissional, sempre com serenidade e sem deixar que nada prejudique o trabalho. Também é muito importante saber separar a vida profissional da pessoal, para não levar problemas ou preocupações para dentro de casa.

É preciso vocação!

Vocação é algo que você precisa ter ao escolher qualquer profissão, com o Técnico em Enfermagem não é diferente, na verdade é necessário ter vocação e gosto pela área. Quem escolhe se tornar um técnico, precisa trazer consigo características que irão ser desenvolvidas ao longo do curso, por exemplo: empatia, atenção, foco, responsabilidade, entre outras.

Mas acima de tudo isso, a pessoa precisa gostar de cuidar do próximo, porque a Enfermagem é isso, é o ato de cuidar, com amor e atenção. Não importa quem está na sua frente, você deve sempre dar 100% do seu profissionalismo.

Se você acredita que tem vocação e quer começar a traçar essa jornada, o Centro de Ensino Literatus pode te ajudar a transformar a realidade da sua vida. Estamos aqui para lhe orientar e auxiliar durante seus estudos durante o curso Técnico em Enfermagem, através de aulas práticas e teóricas, assim conseguimos preparar você para as oportunidades do mercado de trabalho.

Ainda tem dúvidas se esse curso é o certo para você? Te convido a ler os 5 motivos importantes para se fazer um curso técnico.

Venha falar conosco através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Lembre-se, se você ama cuidar do próximo, esse é o seu momento! Até mais.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support