Você cuida da sua saúde mental?

Você cuida da sua saúde mental?

Ultimamente estamos vivendo em um mundo onde cuidar da saúde mental se tornou prioridade na vida de muitas pessoas, por isso que é importante sempre parar e analisar se você está cuidando desta parte de sua vida. Trabalho, estudo, contas, afazeres domésticos, pandemia, são alguns pontos que estão diariamente em nossos pensamentos, até mesmo nos deixamos dominar por muitos deles, mas você acha que isso é saudável? Você pode considerar que está bem mentalmente?

É sobre isso que vamos falar hoje, por isso continue sua leitura para saber mais sobre a saúde mental e conheça dicas que vão mudar a sua vida.

O que é a saúde mental?

Se você tem dúvidas sobre o significado de saúde mental, é importante que você saiba que este é um conceito bastante amplo, por isso reduzi-lo de qualquer forma pode ocasionar problemas.

A definição de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que a “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.

Então a partir desta definição você já pode notar a importância de manter a saúde mental em nossa vida, não é mesmo?

Leia também:
– É hora de dar atenção à saúde mental no trabalho
– Expectativa de vida: como você está trabalhando para alcançar seus sonhos?

Por que cuidar da saúde mental?

Você sabia que nossa existência depende da relação equilibrada entre corpo e mente? Por isso, que os cuidados com a saúde mental são extremamente fundamentais para melhorar a qualidade de vida e também para evitar o surgimento de doenças.

Durante o nosso dia a dia sempre surgem diversos problemas que precisamos lidar, e quando uma pessoa não consegue enfrentar algum deles isso pode ocasionar efeitos a serem sentidos na saúde mental, por exemplo o surgimento do estresse e ansiedade.

Por isso, é necessário prestar atenção neste ponto de sua vida para evitar o agravamento de problemas que infelizmente podem ser capazes de estagnar a sua rotina.

Como saber que sua saúde mental não vai bem?

Ter atitudes mentais negativas e pessimistas é um dos maiores sintomas de uma mente desiquilibrada. É necessário que você pare e observe o feedback das pessoas que convivem com você, pois eles são o reflexo do seu comportamento, que pode ser considerado explosivo ou sem controle emocional. Por exemplo, oscilações extremas, picos de euforia e tristeza, podem ser considerados sinais de desiquilíbrio.

5 dias para cuidar de sua saúde mental

Agora chegamos a um ponto de extrema importância, que é manter os cuidados e equilíbrio de sua saúde mental. Além de cuidar do seu físico, é óbvio que precisa ter um tempo específico para cuidar da mente. Então, dê uma olhada nas próximas dicas e leve-as para a sua vida.

– Invista em seu sono

Pode ser algo simples, mas uma boa noite de sono pode mudar o seu dia seguinte. Você consegue se sentir mais descansado, relaxado, e ainda por cima mais produtivo para fazer as atividades do dia. Para conservar sua saúde física e mental, o ideal é que uma pessoa possa dormir de 6 a 8 horas por noite.

– Faça meditação

Tire um tempo para sua meditação.

Às vezes, as pessoas acabam levando problemas de trabalho para dentro de casa, esse é um grande erro. Então, é nessa hora que a meditação surge para ajudar a melhorar o foco e aumentar o poder de concentração em suas atividades. Ou seja, a partir da prática deste exercício, você pode aumentar sua produtividade no trabalho e relaxar mais nos momentos de lazer, seus pensamentos são colocados em ordem e você consegue aproveitar ao máximo cada momento.

– Consuma conteúdos de qualidade

O erro de muitas pessoas é sempre estar em volta de conteúdos prejudiciais à saúde mental, por isso é recomendado que para manter o equilíbrio, você consuma bons materiais, ou seja, leituras mais leves ou filmes inspiradores. Evite ao máximo ver noticiários sensacionalistas ou conversar com pessoas negativas. É hora de priorizar o que faz bem a você!

– Fique mais OFF

Um dos ambientes que trazem mais assuntos tóxicos ao nosso dia a dia são as redes sociais, ao mesmo tempo em que ela é benéfica, também pode causar problemas a nossa mente. Então, é hora de usar as redes com moderação e lembre-se, nem tudo o que é postado é real, por isso nada de se comparar com o que é mostrado na tela do seu celular.

– Se precisar, procure ajuda profissional

Como sabemos, para levar uma vida mais saudável é necessário manter o equilíbrio do corpo e da mente, então se você vê que realizando cada uma dessas dicas mesmo assim não está conseguindo se ajudar, não hesite em procurar a ajuda de um profissional. Através de um bom médico ou psicólogo, você vai conseguir recuperar a saúde mental que tanto precisa.

Agora você está pronto para cuidar de você mesmo diariamente, não deixe mais de lado a sua saúde mental e aproveite para compartilhar essas informações com as pessoas ao seu redor. Acreditamos que antes de tomar qualquer passo em sua vida, é necessário saber bem o caminho que está tomando, então é preciso ter confiança e foco para ir atrás de seus objetivos.

Gostou do nosso conteúdo? Te convidamos a continuar a sua leitura descobrindo as 5 ações que irão impulsionar seus objetivos.

Dúvidas? Já sabe que pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Até breve!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support