5 dicas para ter sucesso estudando em casa

5 dicas para ter sucesso estudando em casa

Duas situações que todos os estudantes estão enfrentando diariamente: estudos de forma on-line e a adaptação de como estudar de forma eficaz em casa. Concorda? Sabemos que é isso pelo o que está passando, portanto vamos te dar 5 dicas para os seus estudos se tornarem mais proveitosos.

Vamos lá? É só continuar essa leitura que você ficará craque em estudar em casa.

Assuntos relacionados:
– 5 aplicativos que ajudam na hora dos estudos
– Cronograma de estudo: aprenda como montar o seu

1 – Entenda como é a sua forma estudar

Antes de tudo, você deve se conhecer e saber como funciona a sua fase de aprendizagem. Ou seja, qual é o método de estudo que você deve utilizar para que o conteúdo seja bem aproveitado.

Dá uma olhada nesses gatilhos que podem te ajudar a fixar o conteúdo:

  • Resumo;
  • Mapa mental;
  • Esquemas; 
  • Estudar em grupo (chamada feita de forma on-line).

Essas quatro modalidades são super bem utilizadas e eficazes. Por exemplo, o mapa mental é utilizado desde 1960, foi criado pelo Tony Buzan, um consultor inglês, que pensou nesse método com o objetivo para as pessoas organizarem o conteúdo.

2 – Descobriu o método de estudar? Então, o próximo passo é a organização

Saber o que vai estudar é primordial, então na sua lista coloque os assuntos e as disciplinas que você vai focar naquele momento. Com isso, você já vai saber as matérias que serão eliminadas do seu estudo.

E um lembrete muito importante, não foque apenas nas áreas que você é bom, aliás, você vai focar em algo que já sabe? Por isso, procure estudar as disciplinas que você tem mais dificuldade, para suprir essa falha.

3 – Use a tecnologia como sua aliada

Use a tecnologia ao seu favor.

Quando você está estudando, dá sempre aquela olhadinha no celular? Um check no WhatsApp? Rola a tela do Facebook? É… isso é super comum quando estamos estudando em casa, isso é a famosa distração, e é um perigo.

Na hora de estudar, de fato, o que mais lhe ajuda é a tecnologia, a internet, o celular ou notebook. Mas ela também pode ser a sua inimiga, viu?

É com todas essas distrações que o seu foco não é inteiramente nos estudos, por isso você deve ter disciplina para que essas situações não ocorram.

Após o seu tempo estipulado de estudos, aí sim, você pode curtir as suas redes sociais. Mas enquanto estiver estudando, use a internet ao seu favor, faça suas pesquisas, tire suas dúvidas, procure informações sobre o tema etc.

4 – Ter foco no conteúdo 

Vamos supor que você é um aluno do curso técnico do Literatus e sabemos que estamos com aulas presenciais e on-line, e as aulas de forma remota acontecem com o encontro do professor com a turma através de plataformas digitais, então a mesma aula que você teria no presencial, tem de forma on-line. 

Mas claro, existem algumas diferenças, e essas questões já partem de você, ou seja, o conteúdo que o professor expõe é o mesmo do presencial, método iguais, as dúvidas podem ser tiradas com o professor e etc. Mas você deve estar se perguntando “qual é a minha parte nessa história?”, deixa que eu te explico.

Por mais que seja difícil, você deve encontrar um local que você se sinta confortável para prestar atenção nas aulas e de preferência que você fique sozinho, e mais, você deve revisar todos os dias o conteúdo estudado, para que ele fixe na sua mente.

Por isso, você deve focar no horário da sua aula com o professor e saber dividir o tempo para a sua revisão do conteúdo. Essas duas condições são as principais para você obter êxito em todo o assunto.

E se você for aluno de outro curso on-line? Essas dicas que falamos acima vão te ajudar também!

5 – Lembre-se do seu descanso

Estudar em casa não significa que você deve ficar com os livros e cadernos o tempo todo. É extremamente necessário que você tenha a sua pausa, o seu descanso merecido. Nem só de estudo vive o homem!

Por isso, respeite o seu horário, inclusive os seus momentos de aproveitar os seus hobbies. Entenda que é com a sua pausa, que o conteúdo que estudou será armazenado na sua memória com eficiência!

Espero que você tenha lido isso no seu horário de pausa, viu?! Hahaha… Se você quer mais dicas como essa, continue sua leitura descobrindo 3 dicas para aprender mais durante os cursos on-line.

Vai colocar em prática todas as nossas dicas? Me conta como vai ser essa experiência, vamos bater uma papo nas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Te encontro na próxima leitura!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support