Você sabe se comunicar com as pessoas?

Você sabe se comunicar com as pessoas?

O poder de falar e saber se comunicar são duas maneiras diferentes de tratar o próximo quando o assunto é a conversa. Você concorda que exista diferença? Não? Nessa conversa de hoje, iremos entender que de fato existe distinção nas duas formas de se expressar, e por qual motivo uma das duas opções é mais viável para falar em público ou com alguém.

Continue sua leitura que você vai sair daqui com as melhores técnicas para saber falar bem.

Diferença entre falar e comunicar

Segundo o dicionário, falar significa exprimir por meio de palavras, e já comunicar é transmitir uma mensagem, informação, ordem etc. 

Por esses significados básicos já podemos identificar a diferença, falar é o ato de apenas trabalhar com as palavras, sem ter o intuito que a mensagem seja compreendida pelo o seu receptor, e a comunicação vai muito além disso, pois com uma boa comunicação você pode construir pontes com outra pessoa, ajudar e explicar sobre algum assunto.

Leia também:
– Descubra como investir em suas habilidades
– 5 ações que irão impulsionar seus objetivos

Aprenda a construir uma boa comunicação

Não é todo mundo que sabe conversar, tem pessoas que tem vergonha de falar, ou até mesmo que se embolam com as palavras, e não pense que existe algum  problema nisso, ninguém nasce sabendo se comunicar, isso acontece ao decorrer do tempo.

A melhor forma de trabalhar a sua oratória é conhecer um pouco sobre psicologia, o ato de se comunicar vai muito além de trabalhar somente com palavras, compreende também: tom de voz, inflexão, expressão e gestos. É importante trabalhar todas essa característica para se ter uma boa comunicação, afinal o ato de comunicar é com o intuito de que a outra pessoa entenda o que é passado!

Portanto, trabalhe todos os seus posicionamentos, iniciando pela a sua postura, respeite a pessoa que você está conversando, não use palavras de autoritarismo e nem eleve o seu tom de voz, não será dessa forma que você conseguirá atenção ou a resolução de algum problema.

Como saber se a comunicação foi eficaz?

Invista em uma boa comunicação.

Como foi falado acima, para a comunicação ser eficaz não basta apenas você falar, é importante que você se comunique com o intuito de que o outro entenda, se não for compreendido saiba que o problema é a forma que você está falando.

Ou seja, trabalhe com todas as possibilidades, se a pessoa não entendeu, explique novamente de uma forma mais didática, na realidade esse é um caminho muito viável, ser didático, aplique palavras simples e objetivas, não fique dando rodeios no assunto, pode complicar ainda mais para o seu próximo.

Onde aplicar a comunicação

Claro que você deve aplicar a boa comunicação no seu dia a dia, desde quando acorda até a hora de dormir, mas existem lugares que uma boa conversa é essencial.

Por exemplo, no seu ambiente de trabalho é obrigatório que você tenha uma boa relação interpessoal, ou seja, se você não aprender a se expressar e expor os seus pensamentos, é bem provável que você tenha problemas de relacionamento com a sua equipe, além de saber falar é importante que também saiba ouvir, a boa comunicação é uma via mão dupla.

E aí, conseguiu ter um bom entendimento que a comunicação é a melhor escolha para o seu dia a dia? Então chegou a hora de você saber como os estudos podem mudar o seu comportamento.

Espero que esse texto tenha sido eficaz e bem explicado para você.

Conte conosco para te ajudar a melhorar, fique de olho por aqui, sempre traremos assuntos do seu interesse.

Nos acompanhe nas redes sociais, Facebook, Instagram ou LinkedIn, lá também abordamos assuntos importantes.

Até mais!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support