Você sabe se comunicar com as pessoas?

O poder de falar e saber se comunicar são duas maneiras diferentes de tratar o próximo quando o assunto é a conversa. Você concorda que exista diferença? Não? Nessa conversa de hoje, iremos entender que de fato existe distinção nas duas formas de se expressar, e por qual motivo uma das duas opções é mais viável para falar em público ou com alguém.

Continue sua leitura que você vai sair daqui com as melhores técnicas para saber falar bem.

Diferença entre falar e comunicar

Segundo o dicionário, falar significa exprimir por meio de palavras, e já comunicar é transmitir uma mensagem, informação, ordem etc.

Por esses significados básicos já podemos identificar a diferença, falar é o ato de apenas trabalhar com as palavras, sem ter o intuito que a mensagem seja compreendida pelo o seu receptor, e a comunicação vai muito além disso, pois com uma boa comunicação você pode construir pontes com outra pessoa, ajudar e explicar sobre algum assunto.

– Descubra como investir em suas habilidades
– 5 ações que irão impulsionar seus objetivos

Aprenda a construir uma boa comunicação

Não é todo mundo que sabe conversar, tem pessoas que tem vergonha de falar, ou até mesmo que se embolam com as palavras, e não pense que existe algum  problema nisso, ninguém nasce sabendo se comunicar, isso acontece ao decorrer do tempo.

A melhor forma de trabalhar a sua oratória é conhecer um pouco sobre psicologia, o ato de se comunicar vai muito além de trabalhar somente com palavras, compreende também: tom de voz, inflexão, expressão e gestos. É importante trabalhar todas essa característica para se ter uma boa comunicação, afinal o ato de comunicar é com o intuito de que a outra pessoa entenda o que é passado!

Portanto, trabalhe todos os seus posicionamentos, iniciando pela a sua postura, respeite a pessoa que você está conversando, não use palavras de autoritarismo e nem eleve o seu tom de voz, não será dessa forma que você conseguirá atenção ou a resolução de algum problema.

Como saber se a comunicação foi eficaz?

Invista em uma boa comunicação.

Como foi falado acima, para a comunicação ser eficaz não basta apenas você falar, é importante que você se comunique com o intuito de que o outro entenda, se não for compreendido saiba que o problema é a forma que você está falando.

Ou seja, trabalhe com todas as possibilidades, se a pessoa não entendeu, explique novamente de uma forma mais didática, na realidade esse é um caminho muito viável, ser didático, aplique palavras simples e objetivas, não fique dando rodeios no assunto, pode complicar ainda mais para o seu próximo.

Onde aplicar a comunicação

Claro que você deve aplicar a boa comunicação no seu dia a dia, desde quando acorda até a hora de dormir, mas existem lugares que uma boa conversa é essencial.

Por exemplo, no seu ambiente de trabalho é obrigatório que você tenha uma boa relação interpessoal, ou seja, se você não aprender a se expressar e expor os seus pensamentos, é bem provável que você tenha problemas de relacionamento com a sua equipe, além de saber falar é importante que também saiba ouvir, a boa comunicação é uma via mão dupla.

E aí, conseguiu ter um bom entendimento que a comunicação é a melhor escolha para o seu dia a dia? Então chegou a hora de você saber como os estudos podem mudar o seu comportamento.

Espero que esse texto tenha sido eficaz e bem explicado para você.

Conte conosco para te ajudar a melhorar, fique de olho por aqui, sempre traremos assuntos do seu interesse.

Nos acompanhe nas redes sociais, Facebook, Instagram ou LinkedIn, lá também abordamos assuntos importantes.

Até mais!