5 motivos para fazer o Técnico em Segurança do Trabalho

5 motivos para fazer o Técnico em Segurança do Trabalho

Quem aí ficou interessado em saber mais sobre essa profissão? Muitas pessoas acabam paradas no tempo por medo ou insegurança em escolher uma área de atuação, porém chegamos com um conteúdo que vai tirar suas dúvidas e lhe ajudar nessa sua nova escolha. Para quem não sabe, o Técnico em Segurança do Trabalho está em constante evolução, e existem diversas oportunidades para quem é capacitado na área.

Então continue sua leitura e venha conhecer os motivos para ingressar nesse curso.

O que faz um Técnico em Segurança do Trabalho?

Antes de tudo, você precisa saber necessariamente o que faz esse profissional, então vou lhe explicar detalhadamente. Um dos principais papéis para quem exerce essa profissão, é evitar acidentes em ambientes de trabalho, e garantir a integridade física dos colaboradores e das empresas. Por isso, diariamente as principais atividades desse técnico será: conferir as condições de trabalhos dos funcionários e garantir que todas as normas de segurança necessárias sejam aplicas durante a realização de um serviço em específico.

Se o Técnico em Segurança do Trabalho verificar que as condições não estão aptas, ele pode ter ideias que possam ajudar nas ações e que o local se torne mais seguro para todos que o utilizam. Então uma pessoa que escolhe seguir essa carreira, precisa ser alguém responsável, disciplinado e que esteja apto a introduzir inovações para manter a segurança do ambiente do trabalho.

Manter um bom relacionamento também é importante, porque o profissional passa confiança e credibilidade para que a equipe possa seguir suas orientações. Ou seja, a ajuda na correção de um erro será 100% mais eficaz. Uma outra característica bastante importante para esse técnico, é saber dizer não, porque podem ter situações onde pedem para que o profissional faça exceções para as normas em alguns casos.

Chegou a hora de descobrir alguns motivos para começar essa sua nova jornada!

Leia também:
– Cursos técnicos: sua melhor opção para o sucesso
– É possível iniciar o curso técnico ainda no Ensino Médio?

Curso de curta duração

Se tornar um profissional Técnico em Segurança do Trabalho é mais rápido do que você imagina. No Centro de Ensino Literatus você tem a oportunidade de conquistar o seu diploma em apenas 18 meses, incluindo o estágio curricular neste período. Além disso, você pode conquistar a sua vaga no mercado de trabalho de forma mais ágil. Então se você preza por rapidez e qualidade, esse é o momento certo de começar o seu curso.

Média Salarial

Para quem se tornar um Técnico em Segurança do Trabalho consegue visualizar um piso salarial diferenciado. Alguns sites, como o vagas.com, apontam alguns salários para esse cargo. A média salarial desse profissional é de R$ 2.875,00 mensal, porém a tendência é que haja um aumento, especialmente se você se especializar ainda mais ou ter um nível de conhecimento e experiência diferente dos demais.

Oportunidades no mercado de trabalho

A maioria das empresas precisam de profissionais técnicos em segurança do trabalho, tudo isso com o intuito de evitar acidentes de trabalho durante a realização das atividades diárias. Ou seja, isso acaba gerando uma grande demanda para o mercado de trabalho, e várias oportunidades acabam surgindo. Isso pode ser considerado um dos principais motivos pelos quais os jovens escolhem tanto essa área hoje em dia.

O profissional Técnico em Segurança do Trabalho pode geralmente atuar nas seguintes áreas: fábricas de alimentos, construção civil, hospitais, empresas públicas e comerciais, indústrias e mineradoras. Além disso, esse técnico pode atuar no agronegócio, em empresas agroindustriais.

Valorização do profissional  

Aproveite as oportunidades do mercado de trabalho.

Você já deve ter visto o quão importante é ter um profissional desse dentro de uma empresa, porém a valorização desse técnico vai muito além do que você pensa. Hoje, o Brasil está em quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. Para que o país melhore nesta posição, diversas empresas continuam trabalhando para se adequar de acordo com as leis estipuladas, passando a contratar técnicos especializados na área.

Tudo isso vai afetar na procura por Técnicos em Segurança do Trabalho, que irá continuar em grande destaque por um bom tempo. Pois, além de garantir o bem-estar e segurança dos colaboradores, ele também garante que a empresa funcione de acordo com as devidas legislações e que não haja novos problemas futuros.

Diversidade no aprendizado

Quem escolhe fazer um Técnico em Segurança do Trabalho não vai aprender somente sobre as leis necessárias para serem aplicadas dentro de uma empresa. Para se tornar um profissional completo, o aluno que escolhe aprender sobre essa área terá um aprendizado amplo.

Quando se formar, o novo técnico será capaz de implementar programas para conscientizar os colaboradores de uma empresa, adotar medidas com o objetivo de minimizar acidentes e doenças ocupacionais, e garantir o cumprimento das obrigações legais dentro de uma organização.

E aí, o que acha de começar a ir atrás da sua formação hoje? Se você se identifica com esse perfil técnico, a chance de começar algo novo acabou de chegar. Não deixe passar o tempo e venha se capacitar! O mercado de trabalho precisa de futuros profissionais como você.

Só para abrir ainda mais seus olhos, de acordo com uma pesquisa realizada no salário.com.br, entre os meses de Junho de 2020 e Maio de 2021, mesmo em meio às adversidades, o setor de segurança do trabalho teve um aumento de 36,79%, nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho. Tudo isso mostra o aumento das oportunidades e necessidade de profissionais no mercado de trabalho.

Se você ainda tem dúvidas se o curso técnico é um bom caminho para você, ou se essa é a área que você sempre sonhou, te convidamos a ler sobre os Cursos técnicos: conheça as áreas de destaque.

Receba mais informações de nossos conteúdos através de nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Até mais!!!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support