3 motivos para fazer a Educação de Jovens e Adultos

Você precisa terminar os seus estudos, mas não sabe por onde começar? A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma grande escolha para você que quer alcançar o seu diploma e aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho.

Mas, se você tem dúvidas se irá se encaixar nesta modalidade, aqui é o melhor lugar para entender tudo o que precisa, e o melhor, ainda vai conhecer os motivos para finalizar os seus estudos. Vamos lá conferir? Continue rolando!

5 benefícios de ler diariamente
Descubra como decolar a sua carreira profissional

O que é a Educação de Jovens e Adultos (EJA)?

Iniciamos essa conversando falando que a EJA é a sua escolha para conquistar o seu diploma, e para dar mais ênfase a essa informação, você vai entender melhor como funciona esse processo.

EJA é a sigla utilizada para representar a Educação de Jovens e Adultos, mais conhecida popularmente como supletivo, e essa modalidade é voltada para pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio no tempo devido. E então, possuem essa oportunidade de finalizar os seus estudos em pouco tempo e de forma adequada.

Mas além disso, vamos conversar sobre os motivos que você pode ter ao escolher finalizar os seus estudos.

1 – Crescimento pessoal

Nos dias atuais sabemos que ter o diploma do ensino fundamental e ensino médio é praticamente indispensável para qualquer situação, mas essa questão pode não ser a sua realidade, assim como não é a de vários brasileiros.

Por motivos que somente você tem propriedade para falar, os seus estudos foram deixados de lado, e logo, você perdeu alguns conteúdos importantes para o seu crescimento.

Com a EJA é possível você colocar em dias esses assuntos abordados, e dessa forma, concluir esse seu ciclo para poder evoluir na sua abordagem acadêmica.

2 – Pré-requisito para iniciar o seu curso

Se você está pensando em seguir uma carreira de ensino técnico ou de graduação, e ainda não tem o seu certificado de ensino médio, então já tire essa ideia da cabeça, e vá construindo a sua vida em degraus. Mas por qual motivo?

Para você se matricular tanto no ensino técnico ou ensino superior é viável que tenha o seu diploma do ensino médio, ou seja, você tem que focar primeiro no seu diploma do ensino médio, para depois montar um plano de carreira.

E só como um lembrete: se você quer chegar ao topo do sucesso e conquistar todos os seus sonhos, é somente através dos estudos que isso vai se tornar realidade.

3 – Inserção ao mercado de trabalho

Não existe idade para iniciar a sua carreira.

Como falamos anteriormente, o diploma do ensino médio é solicitado em quase todos os lugares, e não seria diferente em uma vaga de emprego. Ou seja, para você se manter de acordo com as necessidades do mercado de trabalho, é necessário que tenha pelo menos o seu diploma.

Você ter o diploma do ensino médio é a garantia, teoricamente, que possui os conhecimentos básicos. Por isso, fazer a EJA é imprescindível para iniciar uma vida escolar e profissional de sucesso.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a EJA apresentou uma queda acentuada na taxa de matrículas em 2020 de 8,3% se comparado com o ano de 2019. Sendo registrados a falta de 270 mil alunos dentro das salas de aula.

Esse é um dado bem importante para a sua conscientização, você quer permanecer dentro dessa taxa de pessoas que ainda não possuem o diploma do ensino médio? Garantir a finalização dos seus estudos vai muito além de pegar um pedaço de papel, é a sua formação que está em jogo, suas habilidades e competências.

O que você está esperando? Você pode iniciar a sua trajetória a qualquer momento. Estamos esperando por você.

Viu as chances que você pode ter apenas investindo em você? Que tal expandir os seus conhecimentos e saber se você tem perfil de liderança?

Vamos ficar conectados através das nossas redes sociais? Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Espero conversar com você em breve, até mais!