Prevenção ao suicídio: descubra como você pode ajudar

Prevenção ao suicídio: descubra como você pode ajudar

O mês de setembro é marcado como ‘setembro amarelo’ com o intuito abordar ainda mais assuntos sobre o suicídio. Depressão, segunda a Organização Mundial da Saúde (OMS) é considerada o mal do século. Ela atinge pessoas de todas as idades, classes e gêneros.

Por mais que ainda existam comentários pejorativos, depressão não é mais vista como frescura, preguiça ou fraqueza, e sim, como uma doença grave e que precisa de tratamento médico.

Dia 10 de setembro é marcado pelo o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, e por isso, estamos aqui para conversar sobre essa doença, e como você pode ser instrumento para ajudar quem está vulnerável.

TRISTEZA E DEPRESSÃO

Depressão está longe de ser fácil de diagnosticar e de ser um tratamento rápido, entretanto, existem características que podem ajudar a entender como identificar a doença.

É importante entender que existe diferença entre tristeza e depressão, claro que a tristeza se envolve na depressão, porém, a tristeza ou problemas fazem parte do cotidiano, não temos como escapar disso, a diferença está em como lidar.

A depressão é uma tristeza intensa que afeta o psicológico, e dessa forma, o paciente vive de uma forma o qual só pensa de forma triste, causando retração social, falta de prazer e de realizar atividades, insônia, alterações de apetite e baixa autoestima.

Sentir tristeza é um sentimento indispensável para a nossa vida, precisamos dela para sermos feliz. Momentos difíceis são importantes para transformar pessoas fortes e corajosas. Portanto, todo mundo tem o seu momento difícil, por isso, ajudar sempre é uma opção viável para fazer o bem.

Assuntos Relacionados:
– Aprenda a lidar com sua vida profissional e pessoal
Você cuida da sua saúde mental?

COMO VOCÊ PODE IDENTIFICAR A DEPRESSÃO 

É importante entender que a doença precisa ser avaliada e diagnosticada por um profissional formando na área. Mas isso não significa que você não pode ajudar ao paciente enxergar esse quadro.

Por isso, você pode verificar alguns sintomas, como:Pensamentos ruins;

  • Falta de interesse em realizar atividades comuns;
  • Dificuldade de dormir ou passar várias horas dormindo;
  • Culpa excessiva;
  • Choros repentinos;
  • Sentimentos a flor da pele.

Conhece alguém que possui alguns desses sintomas? Converse com a pessoa e mostre que ela precisa de ajuda.

DOENÇAS PSICOLÓGICAS E SUICÍDIO  

Existem outras doenças que também são preocupantes além da depressão, e existe a possibilidade delas são diagnosticadas juntas, como: Transtorno de Ansiedade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtorno Bipolar, Anorexia e Transtorno Personalidade Bordeline.

Toda doença que não possui nenhum tratamento ou é feito de forma errada, acarreta em outras situações mais graves. A depressão se não tratada piora o quadro clinico do paciente, e dessa forma, pode gerar o suicídio.

O suicídio é a pior escolha, não é um ato de covardia, ele é um ato com o intuito de cessar a dor, é aquele pedido de socorro que foi deixado de lado, ou as frases “isso é frescura” ou “ele é muito dramático”.

Sem tratamento e ajuda das pessoas próximas, quem vive com depressão, não consegue sair do seu estado atual. Por isso, você é tão importante para ajudar.

O QUE VOCÊ DEVE FALAR PARA AJUDAR

  • Estou aqui com você;
  • Você está precisando de alguma coisa?
  • Vou te ajudar a superar esse momento ruim;
  • Você precisa de ajuda;
  • Não tenha vergonha de pedir auxílio;
  • Você quer conversar?

São nos pequenos detalhes que você pode ajudar, respeite também o silencio, mas sempre esteja presente, demonstre o quanto você se importa e não cobre nada do paciente, tudo deve ser levado de forma natural e respeitosa

Já que chegamos até aqui, está é hora de dar atenção à saúde mental no trabalho. O Centro de Ensino Literatus está de braços abertos para te ajudar!

Além disso, você também pode ficar conectado conosco através de nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Nos falamos em breve!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support