Onde o Auxiliar de Saúde Bucal pode atuar?

Para quem escolhe fazer o curso de Auxiliar de Saúde Bucal, pode acabar ficando preso na ideia que pode atuar somente em consultórios odontológicos, é aí que mora o grande erro. Hoje, nossa missão é abrir portas para a sua carreira, mostrar os diversos caminhos que você pode seguir, visando ganhar mais experiência e também evoluir cada dia mais na área escolhida. Lembrando que o curso de ASB é ótimo para quem quer se capacitar de forma rápida, e quer aprender na prática as atividades da área que tanto gosta.

Vamos juntos para mais essa leitura?

– Auxiliar em Saúde Bucal: é o curso certo pra você?
– Qual curso da saúde combina com você?

Mas como funciona o curso de ASB?

O curso de Auxiliar de Saúde Bucal tem a duração de 7 meses, incluindo o estágio. Durante o curso você vai aprender técnicas que podem ser utilizadas dentro do consultório, onde você vai auxiliar o Cirurgião Dentista em seus procedimentos. É importante frisar, que o auxiliar também pode ajudar em atividades que controlam a organização do espaço. Podemos afirmar que o auxiliar é uma peça importante no decorrer das ações realizadas dia a dia.

E esse profissional pode ir além dos consultórios?

A resposta é sim! Mesmo sendo um curso rápido e na área de auxiliar, o profissional que se forma nessa área, pode procurar novas oportunidades de crescimento e continuar sua capacitação, como por exemplo ingressar em uma faculdade de Odontologia. O bom de ter essa certificação, é que você já pode atuar com o que gosta e pode custear seus futuros cursos dentro da área.

Agora vamos direto ao ponto e saiba mais onde você pode atuar.

– Clínicas de radiologia odontológica

Você vai está preparado para lidar com novas situações.

Escolher trabalhar em clínicas especializadas em radiologia odontológica pode ser uma de suas opções. O profissional dessa área prepara, por exemplo, o filme da radiografia e depois faz a revelação. Essas clínicas também geralmente produzem moldeiras que tratam problemas bucais, como o bruxismo. E o auxiliar é apto para fazê-las. O que achou dessa opção?

– Rede pública de saúde

Nessa área, o auxiliar pode ajudar no atendimento aos pacientes que não tem condições financeiras de se consultarem com um profissional particular. Esse trabalho pode ser mais realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E as tarefas que o auxiliar irá desempenhar em um posto de saúde são bem parecidas com as atividades realizadas dentro de um consultório odontológico.

Outro ponto que o profissional pode fazer é trabalhar a promoção da saúde bucal, mostrando os cuidados da limpeza e esterilização de instrumentos usados pelo dentista. O ASB também fica responsável por medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos.

Por fim o ASB irá ajudar e instrumentar o dentista nas intervenções clínicas. Ele pode processar filme radiográfico, selecionar moldeiras, preparar modelos em gesso, manipular materiais de uso odontológico, participar da realização de levantamentos e estudo epidemiológicos, enfim sua participação é bastante ativa neste processo.

– Programa de promoção da saúde bucal

Nesse ponto o ASB vai atuar ao lado do dentista, criar projetos que incentivem a saúde bucal também é uma possibilidade de atuação para o auxiliar. Esse tipo de trabalho pode ser temporário ou contínuo, e o profissional pode até mesmo conciliá-lo com sua rotina de um consultório odontológico. O objetivo maior é conscientizar diversas idades sobre a importância da higiene bucal, sempre reforçando a necessidade de mantar uma boca saudável e mostrar que isso é qualidade de vida. Para isso, o ASB pode falar sempre da escovação logo depois das refeições e da diferença que pode ocorrer com o uso do fio dental diariamente.

Chegou a hora de escolher seu caminho!

Se você ficou interessado e quer começar esse curso, o Centro de Ensino Literatus pode lhe ajudar em sua nova jornada. Mas se ainda tiver dúvidas não fique preocupado, temos mais um conteúdo para você ficar por dentro dessa área, conheça as 3 vantagens em se tornar um Auxiliar em Saúde Bucal.

Dúvidas? Pode entrar em contato conosco, estamos lhe esperando em nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Até breve!