Currículo: devo colocar foto?

Você já deve ter pensado nos passos de como montar um currículo, não é? E provavelmente, deve ter surgido uma dúvida muito comum, e como sabemos disso? É uma questão levantada por muitas pessoas e ainda é um método intrigante .

Afinal, colocar ou não colocar foto no currículo?

É o que vamos trazer nesse bate papo, e por fim, compreender a real situação dessa polêmica sobre o assunto.

Continue nesse leitura para descobrir.

Currículo com foto e suas controvérsias

Não existe de fato algo que proíba ou que mostre ser uma regra colocar foto no currículo, por isso, para responder essa pergunta é necessário que você interprete a vaga e o que os recrutadores exigem na hora de se candidatar a vaga.

Portanto, atente-se as exigências. De forma simples e clara, coloque a sua foto se a descrição salientar esse ponto.

Outro ponto, se a sua intenção de vaga for trabalhar com a sua imagem, como um trabalho de modelo, é viável que coloque a sua foto.

Por isso, reafirmamos, você precisa entender o contexto da vaga que pretende se candidatar.

Resumindo, você pode colocar a sua foto somente quando estiver especificando nos requisitos, caso contrário, opte por não colocar a sua foto.

Entenda sobre os tabus de colocar foto

Tudo depende de interpretação, e como você bem sabe, cada pessoa entende uma situação de forma diferente e no seu ponto de vista.

Por isso, às vezes, colocar foto no currículo sem ter a solicitação dela na descrição, pode ser compreendida pelo recrutador como se você estivesse querendo levar vantagem por sua situação física. E no caso, tudo que deve ser avaliado na hora são as suas qualificações e competências.

Outra situação bem complicada é colocar uma foto inapropriada no seu currículo, agora você deve estar se perguntando “como seria foto certa? ”, né? Calma, vamos te ajudar.

Leia também:
-Como procurar vagas de emprego on-line?
– Qual profissão seguir?

Como deve ser uma foto para colocar no currículo?

Como falamos acima, eventualmente pode aparecer a situação que você deve colocar uma foto, e quando chegar a hora, atente-se para o ambiente que você está na foto, foque em mostrar o seu rosto de forma harmônica, ou seja, por completo. Preze por uma foto clara e de boa visibilidade.

Tente passar com a foto que você é um profissional seguro do seu trabalho e que é a escolha certa para aquela vaga. A opção mais válida, é utilizar uma foto sua especifica para o currículo, ou seja, não utilize fotos da sua rede social.

Harmonizar as informações com a foto

Geralmente, você já tem um estilo de currículo, e se por acaso tiver que acrescentar a sua foto, fique ligado na harmonização do documento. Por isso, ao inserir, certifique-se de que não quebrou o texto ou deixou o documento esteticamente mal apresentado.

Nesse requisito, você pode transformar o seu currículo mais apresentável, e até talvez, tirar alguma vantagem disso, por parecer mais organizado.

E agora, chegou o momento, saiba como investir em seu currículo e inicie a sua jornada no mercado de trabalho!

Se quiser continuar esse papo, fale conosco através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Espero que tenhamos te ajudado! Até mais.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support